Buscar no site

Abrigo a Idosos: cuidando de todos, há 33 anos

Cuidar de pessoas vulneráveis é uma tarefa árdua, que requer conhecimento e, acima de tudo, amor pelo próximo e, é claro, muito amor envolvido

Fernando Nascimento

  • 13/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 48 semanas

70/118

Nosso capítulo de hoje do Especial Assis 118 anos será sobre mais uma das instituições de amor prático de nossa cidade. Cuidar de pessoas vulneráveis é uma tarefa árdua, que requer conhecimento e, acima de tudo, amor pelo próximo e, é claro, muito amor envolvido. Coisas que podemos encontrar na Associação Abrigo A Idosos Reverendo Guilherme Rodrigues Pereira.

No início dos anos 60, José Carlos Reis era apenas uma criança de 8 anos que, como coroinha da Igreja Católica, auxiliava os padres no antigo Hospital Sorocabano. Era possível observar a aptidão e o zelo com que ele ajudava, obviamente apenas com o permitido àqueles que não eram funcionários do hospital.

Divulgação - Especial Assis 118 anos
Especial Assis 118 anos

Com 16 anos, após a perda de seu pai, José Carlos se converte à religião evangélica e passa a ajudar em mais um trabalho social, ao arrecadar e levar roupas e calçados para famílias carentes na cidade de Florínea. Algum tempo depois, já com 22 anos, ele definitivamente coloca em seu coração a ideia de construir um abrigo para pessoas que necessitassem de ajuda.

Em 1990, após vender uma moto que possuía, o pastor José Carlos vai ao banco para sacar o valor para a compra de um terreno para a construção, que ficava na Rua Rio Claro. O saque foi feito pouco antes do anúncio do confisco da poupança, realizado por Fernando Collor, em março de 1990. Dinheiro na mão, o terreno foi pago e o sonho começou a tomar forma.

Logo depois, ele resolveu vender o terreno e adquirir outro, na vila Progresso, na Rua Bonfim. A prefeitura fez a doação de dois terrenos, um para o pastor, e outro para o Padre Amaurílio, ambos próximos ao novo local. Atendendo à sugestão do Amaurílio, José Carlos fica com o terreno ao lado do seu, passando a ter dois lotes, um com 20m por 30m e outro de 10m por 45m.

Divulgação - Há 33 anos cuidando de todos - Foto: Divulgação
Há 33 anos cuidando de todos - Foto: Divulgação

Inicialmente, sua intenção era construir um apartamento para que alguma família de idosos, sem moradia, mas que pudessem cozinhar e cuidar de si mesmos, morasse no local. Mas, os planos se modificaram e, os apartamentos foram construídos aos poucos, para abrigar idosos sem os cuidados familiares, muitas vezes doentes ou com deficiências físicas e intelectuais. E também pessoas nas mesmas condições, com menos de 60 anos.

Atualmente, o abrigo acolhe 51 moradores, cerca de 90% cadeirantes, acamados e até mesmo amputados. Os serviços são prestados de forma gratuita, continuada e planejada e, com base no Estatuto do Idoso (Lei 14.423/2022), é possível a participação da pessoa idosa no custeio da entidade, com 70% de sua aposentadoria ou renda mensal.

Divulgação - Abrigo a Idosos Assis - Foto: Divulgação
Abrigo a Idosos Assis - Foto: Divulgação

Os tratamentos e o acompanhamento diários dos moradores são custosos e, por isso, o Abrigo também recebe verbas do Poder Público Municipal e Estadual, com a devida destinação pré-estabelecida, e rigorosa prestação de contas posterior. Assim, eles também recebem doações de alguns setores da sociedade e pessoas físicas em geral, e realizam bazares, telemarketing, além da venda de queijos, coxinha , salgados, produzidos por voluntários, além de participar em festas beneficentes realizadas na cidade. Verbas extras que inúmeras vezes são a diferença entre conseguir ou não arcar com a folha de pagamento dos colaboradores.

A equipe de trabalho reúne 35 profissionais, entre nutricionista, assistente social, psicólogo, folguistas, auxiliar de enfermagem, enfermeiro-padrão, pessoal da cozinha, motorista, administrativo e outros. Todos registrados e com os direitos trabalhistas seguidos à risca. Possui um veículo próprio.

Após o início da pandemia de Covid-19, as doações diminuíram bastante, e a associação precisa sempre do apoio da comunidade em geral.

Mesmo com todas as dificuldades, o pastor José Carlos tem a alegria de citar, entre muitas coisas, que a alimentação servida para colaboradores e moradores é de primeira qualidade. É um lugar que recebe a todos, independente de sua condição financeira, visto que muitos não têm recursos para custear sua estada. Os moradores são selecionados conforme lista e regras estabelecidos pelo CREAS da cidade.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O nome Associação Abrigo A Idosos Reverendo Guilherme Rodrigues Pereira, é uma homenagem ao pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, que pastoreou em Assis entre os anos de 1966 e 1972. A data oficial de fundação do Abrigo foi 07/05/1990.

Um lugar que oferece amor e dignidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, econômica e familiar.

Mais um exemplo de amor prático.

Mais um pessoal digno de nossos agradecimentos.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais