Buscar no site

Alunos da região são premiados por desempenho na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Com a participação de alunos e professores de escolas de Assis, Lucélia e Prudente, solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira, 13 na sede da Energisa

Divulgação

  • 15/12/22
  • 09:00
  • Atualizado há 67 semanas

Eles nem concluíram o ensino fundamental II, mas já sabem que a sustentabilidade é o caminho para um mundo melhor. Mais que isso, adotam e compartilham hábitos conscientes que terão impacto direto nas próximas gerações. E como resultado desse empenho, alunos de escolas públicas e privadas, que se destacaram na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022), foram premiados em evento realizado na manhã desta terça-feira (13), na sede da Energisa Sul-Sudeste, em Presidente Prudente.

Além dos estudantes do Colégio Ressureição Santa Maria (de Assis), a EE Fernando Costa (Prudente), e a EE Professor Carlos Umberto Carrara (de Lucélia), a solenidade reuniu professores, familiares e representantes da Energisa.

"A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma competição saudável que estimula as gerações atuais a protagonizarem a mudança necessária para que adotemos o uso sustentável da energia, sem desperdícios. Ao apoiar iniciativas como essa, e premiar esses estudantes como multiplicadores de conhecimento e boas práticas em suas comunidades, estamos participando de um importante projeto de transformação em prol de um mundo mais sustentável", enfatiza o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, Gabriel Alves Pereira Junior.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em todo o país, mais de 189 mil estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, das redes pública e privada, participaram da ONEE. Com metodologias ativas, utilizando gamificação, jogos em 3D e provas objetivas sobre práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e realização de concessionárias de energia que operam em 24 estados e no Distrito Federal.

O cronograma da ONEE, entre agosto e dezembro deste ano, incluiu as etapas de formação de professores por meio de plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas para testar o aprendizado.

Para Heber Ricardo da Silva, coordenador pedagógico do Colégio Ressureição Santa Maria, a experiência dos alunos da ONEE foi muito produtiva por se tratar de um tema presente no cotidiano de todos. "Matriz energética é uma temática que vai pautar os debates políticos, econômicos e sociais nas próximas décadas. Inserir esse assunto na rotina de aprendizagem e reflexão dos nossos alunos é muito importante. E a metodologia da competição, que trouxe games e um material muito atrativo, tornou o aprendizado ainda mais interessante".

Divulgação - Os demais alunos tiveram o desempenho reconhecido através de certificados e medalhas - Foto: Divulgação
Os demais alunos tiveram o desempenho reconhecido através de certificados e medalhas - Foto: Divulgação

Premiados

Na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste - que atende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas de Gerais e Guarapuava (PR), foram 295 alunos destaques. Ian Menezes da Silva, da EE Fernando Costa, ficou em primeiro lugar. Ele ganhou um notebook e foi até Brasília para receber uma bolsa de estudos no valor de R$ 3 mil. Sofia Favareto Toni, do Colégio Ressureição Santa Maria, e Beatriz Alves de Oliveira, da EE Professor Carlos Umberto Carrara, alcançaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, e também ganharam um notebook, cada.

Os demais alunos tiveram o desempenho reconhecido através de certificados e medalhas, sendo 103 premiados com medalhas de ouro, 110 de prata e 82 de bronze.

Além dos alunos, a ONEE reconheceu a professora Jucimara Kulek de Andrade, de Guarapuava (PR), que recebeu um notebook pelo bom desempenho no curso de formação.

Eficiência Energética

O Programa de Eficiência Energética da Energisa é uma ferramenta para apoiar iniciativas de conscientização das comunidades sobre o uso eficiente da energia elétrica. Na área educacional, além de apoiar a ONEE 2022, a Energisa também desenvolve projetos de conscientização para alunos da rede pública e troca da iluminação de instituições estaduais de ensino. Para estimular cada vez mais os jovens e adultos, um dos projetos, o Nossa Energia, utiliza estruturas itinerantes (caminhões e tendas) para levar experiências lúdicas e inovadoras, com jogos, realidade virtual e a simulação de desafios reais de economia de energia.

Receba nossas notícias em primeira mão!