Buscar no site

Alunos do 4° ano da Escola Maria Clélia criam jornal em sala de aula

O tema desenvolvido foi sobre a Copa do Mundo 2022

Redação AssisCity

  • 16/11/22
  • 15:00
  • Atualizado há 75 semanas

Como parte do conteúdo e ferramenta de aprendizagem, os alunos do 4° ano da Escola Municipal Maria Clélia de Oliveira Valinhos, em Assis, fizeram um jornal em sala de aula, o "Jornal voz da escola".

As professoras incentivaram os alunos à pesquisa, leitura e escrita de um texto jornalístico.

Uma das professoras responsáveis pelo trabalho, Flávia Joana, contou de onde veio a ideia e a importância do conteúdo.

"A ideia de criar um jornal surgiu do material 'Currículo em Ação, Ler e Escrever, Sociedade e Natureza'. O objetivo é fazer com que as crianças compreendam esse tipo de texto e vejam em que lugares já ouviram falar sobre jornal, quais as partes da notícia e muito mais", explica.

A princípio, os alunos transformaram o laboratório de pesquisa em redação, para se sentirem mais perto do jornalismo. Para a decisão do tema, foi perguntado para as crianças qual era a notícia que o mundo todo ouvia naquele momento e segundo a professora eles trouxeram a 'Copa do Mundo'.

Divulgação - Alunos transformaram sala de laboratório em uma redação - Foto: Divulgação
Alunos transformaram sala de laboratório em uma redação - Foto: Divulgação

Divulgação - Alunos no laboratório - Foto: Divulgação
Alunos no laboratório - Foto: Divulgação

"A Copa do Mundo é o maior evento de futebol do mundo todo e as crianças acabam se envolvendo pelo álbum e pelas figurinhas", comenta Flávia.

A coordenadora pedagógica Glaucia contou que durante as pesquisas sobre a Copa, muitas dúvidas começaram a surgir, o que de acordo com ela, foi a oportunidade que tiveram de observarem as informações do cotidiano, criando várias possibilidades de aprendizado.

Divulgação - Os alunos do 4° ano da Escola Maria Clélia - Foto: Divulgação
Os alunos do 4° ano da Escola Maria Clélia - Foto: Divulgação

"Ouvir as crianças era o mais importante. 'O que é Catar'? 'Onde fica Catar'? 'É longe?'. Vendo essa necessidade de falar sobre o local e trabalhar com esse gênero textual que é o jornal, que traz notícias e informações, juntamos a curiosidade com a necessidade de desenvolver o trabalho", explica Glaucia.

Divulgação - Tema escolhido pelos alunos - Foto: Divulgação
Tema escolhido pelos alunos - Foto: Divulgação

Os alunos começaram pela pesquisa, digitaram o texto e depois passou pela correção. "Fizemos toda revisão, demos coesão e coerência e assim o trabalho foi realizado", completa.

Em uma cartinha enviada ao Portal AssisCity para divulgarem o trabalho, o depoimento de um aluno dizia: "Olá AssisCity, escrever um jornal foi uma experiência incrível, pesquisar, saber várias coisas, inclusive sobre a Copa do Mundo. Espero que vocês gostem. Fizemos com muito amor e carinho, demos tudo de nós".

Divulgação - Cartinha enviada pelos alunos - Foto: Divulgação
Cartinha enviada pelos alunos - Foto: Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!