Buscar no site

Amor também se faz com Justiça: um pouquinho da história do Fórum na cidade de Assis

Falar do Fórum de Assis é voltar aos primeiros anos de nossa cidade

Fernando Nascimento

  • 13/04/23
  • 11:00
  • Atualizado há 50 semanas

40/118

Falar do Fórum de Assis é voltar aos primeiros anos de nossa cidade. Uma história de amor de mais de 100 anos.

Após a instalação da Comarca de 3ª instância por aqui, criando um intenso movimento jurídico pelo aumento populacional e territorial da cidade, foi necessário construir um edifício para o Fórum, na Rua Floriano Peixoto. O local também serviu de delegacia e cadeia pública por anos. Atualmente, abriga a 1ª Cia de Polícia, local restaurado e preservado (falaremos dela em breve).

Nos anos 60, foi construído um novo local para o órgão, na esquina Avenida Rui Barbosa com a Rua Luiz Pizza, onde funcionou por mais de 20 anos. Hoje, ali está instalado o "Centro Cultural Dona Pimpa", que também terá um capítulo em nosso especial.

Divulgação - Anos 60 - Foto: Divulgação
Anos 60 - Foto: Divulgação

O prédio principal do Fórum foi inaugurado em 1983, sendo a área do terreno de 5.434 m², com 2.942 m² de área construída. A Lei nº 5618 de 05/05/1960 concedeu ao Fórum o nome de "Dr. José Claudino de Oliveira Dias", advogado que militou por aproximadamente 50 anos em Assis, e que também presidiu a OAB em nossa cidade.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em 05 de dezembro de 2014, foi inaugurado o retrato do Dr. José Claudino de Oliveira Dias, no átrio do Fórum em comemoração ao "Dia do Patrono", evento inserido na "Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante". No mesmo evento houve a marcante inauguração da Galeria de Retratos dos Juízes que passaram pela Comarca.

O Fórum De Assis pertence à 5ª Região Administrativa Judiciária ,de Presidente Prudente. Possui 188 servidores, pessoal terceirizado, estagiários e atualmente, conta com 09 Juízes. São 3 Varas Cíveis, 3 Varas Criminais, uma Vara da Família e das Sucessões, uma Vara da Fazenda Pública e uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal.

Possui também os seguintes demais prédios externos: Fórum Assis II (Vara da Fazenda Pública), na Rua Fadlo Jabur, Fórum Assis III (Juizado Especial Cível e Criminal), na Rua Gonçalves Ledo e Fórum Assis IV (CEJUSC - ACIA), na Avenida Antônio Zuardi

Divulgação - Patrono do Fórum da Comarca de Assis - Foto: Divulgação
Patrono do Fórum da Comarca de Assis - Foto: Divulgação

São mais de 56 mil processos que tramitam nos respectivos fóruns, a maioria digitais. A Juíza Diretora do Fórum da Comarca de Assis é a Dra. Mônica Tucunduva Spera Manfio.

Para integrar a comunidade no dia-a-dia forense, desmitificando o Poder Judiciário que, para muitos, ainda gera curiosidades, dúvidas e até um certo medo, a Administração do Fórum, retomará em maio de 2023, o Projeto de Visitas Guiadas de adolescentes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. As escolas interessadas poderão solicitar o agendamento através do e-mail [email protected].

Divulgação

Em cada capítulo deste especial, temos buscado retratar locais, grupos ou pessoas,que deixaram sua marca em nossa história. O progresso da década de 1920 foi impulsionado, em muito, pela instalação da Justiça Estadual em nossas terras, que trouxe, consigo, pessoas notáveis que trabalharam pelo crescimento de Assis. Um movimento que continuou desde então, e que, esperamos, se intensifique ainda mais pelos próximos anos

Tente imaginar como seria a cidade se não tivessem acontecido os fatos que você leu hoje. Faltariam capítulos em nossa história de amor. Felizmente, pudemos escrever sobre o Fórum, e entender um pouco sobre sua importância para Assis. Agradecemos ao pessoal da Administração, pelas informações recebidas.

Você tem alguma história bacana com o Fórum?

Receba nossas notícias em primeira mão!