Buscar no site

Artistas de Assis participam de rede de pesquisa sobre teatro de grupo

O primeiro livro pode ser acessado gratuitamente pela internet

Redação AssisCity

  • 12/09/21
  • 10:00
  • Atualizado há 132 semanas

Os grupos de teatro de Assis Fabrincantes e Matulão e Companhia Bornal de Bugigangas participam da rede de pesquisa da Adaap (Associação dos Amigos Artistas da Praça).

A rede conta com 50 artistas e pessoas que estudam teatro, do interior e do litoral do Estado de São Paulo, e um dos seus objetivos é elaborar o segundo livro da série Teatro de Grupo.

O primeiro volume 'Teatro de Grupo na Cidade de São Paulo e na Grande São Paulo: Criações Coletivas, Sentidos e Manifestações em Processos de Lutas e de Travessias' teve repercussão positiva com os grupos participantes, universidades e pesquisadores brasileiros e estrangeiros. É gratuito e sua versão digital pode ser acessada aqui: https://www.spescoladeteatro.org.br/biblioteca/selo-lucias.

divulgação

O material é composto por artigos, textos sobre história e processos criativos dos participantes e centenas de fotos.

O professor e diretor de teatro Ricardo Bagge explica que, no momento, a coordenação editorial do selo Lucias (composta por Ivam Cabral, Elen Londero, Joaquim Gama e Marcio Aquiles) e o professor Alexandre Mate estão trabalhando ao lado dessa rede para estabelecer essa cartografia da produção teatral no interior e litoral do Estado.

"Centenas de artistas e coletivos já foram convocados e aceitaram a participação nesse novo livro da série, que certamente será outra relevante contribuição à cultura brasileira, à legitimação de discursos que ainda sofrem com o apagamento histórico e consolidação de uma fonte documental e de referência para tão valorosos trabalhos", considera.

Com intuito de não deixar ninguém de fora, elaborou-se um formulário para que os grupos e coletivos teatrais que eventualmente ainda não tenham sido contatados possam manifestar seu desejo de participar dessa nova publicação.

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6yoX-uBhHhEwYx6NEBmYzOkPGv9sNpHcUKDOANHf-H3URBg/viewforml

divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!