Buscar no site

Assis e os festivais de música

Falaremos sobre Rock Cidade, Virada Cultural e, sobre o Assis Rock Fest

Fernando Nascimento

  • 26/05/23
  • 13:00
  • Atualizado há 47 semanas

83/118

Nossa história de amor Assis 118 anos de hoje será sobre música. Mais precisamente, alguns festivais de música realizados em nossa cidade. Falaremos sobre os saudosos Rock Cidade, Virada Cultural e, sobre o Assis Rock Fest.

Por que nós pensamos em um tema assim? Porque somos seres musicais. A vida sem música deve ser bem vazia. Triste e silenciosa. Talvez não sejamos musicistas ou cantores. Ou não trabalhemos com a área musical. Mas a música faz parte do cotidiano de todos nós. E, obviamente, ela embalou muitas histórias de amor.

Divulgação - Rock Cidade - Foto: Divulgação
Rock Cidade - Foto: Divulgação

Assim, vamos matar a saudade de eventos que fizeram parte de Assis. Três histórias em uma. Bora?

Não tem como falar do Rock Cidade sem citar Toninho Scaramboni. Assisense, 61 anos, O eterno Tio Toninho se interessou por artes desde sua adolescência. Teatro na igreja, fanfarra na escola e muito samba na VO (se tudo der certo, nosso assunto de amanhã). Nos anos 80, começou a trabalhar na prefeitura, na Secretaria de Cultura (ajudou na reinauguração do Teatro Municipal) e, depois, ingressou na carreira jornalística, escrevendo para um jornal.

Divulgação - Scaramboni e Peninha / 1º Rock Cidade - Foto: Divulgação
Scaramboni e Peninha / 1º Rock Cidade - Foto: Divulgação

O ano de 1985 marcou sua vida, com seu ingresso em rádios. em sua próprias palavras, "daí pra frente foi uma mistura: rádio (desde operador a locutor de am, repórter e DJ de FM), jornalismo (sempre), personagens (Tio Toninho), eventos, programas infantis, recadinhos, gincanas, Caça ao X, festas, e outras coisas mais. Sempre prezou por tocar boa música. Hoje, Scaramboni apresenta um jornal de rádio, diferente, interativo, alto astral e com informações livres de pressões quaisquer. Também apresenta um programa de flash-back tocando tudo que a geração 60, 70 e 80 gostaria de ouvir, bem como os 90 e 2000 de bom gosto, também.

Divulgação - Virada Cultural Assis 2017 - Foto: Divulgação
Virada Cultural Assis 2017 - Foto: Divulgação

Mas, nosso assunto é o Rock Cidade. Uma história que teve início em 1987, no Parque Buracão, com bandas da cidade. O encerramento foi com um show do Jet Boys. Um evento revolucionário, que reuniria, ao longo dos anos, não só bandas de Assis, mas de várias partes do país. No ano seguinte, começou a ser realizado na Praça da Mocidade e, a cada ano, mais gente boa passava por seus palcos. Scaramboni lembrou que as seleções eram rigorosas, afinal, recebiam dezenas de fitas K7 demo (demonstração) de bandas novas, com estrada, ou mesmo de garagem. Em uma edição, realizada no Recinto da FICAR, contou com a presença da banda Placa Luminosa.

Divulgação - Virada Cultural 2 - Foto: Divulgação
Virada Cultural 2 - Foto: Divulgação

Mas, acima de tudo, o Rock Cidade promovia bandas locais. Eu mesmo, já toquei em um ou dois anos, com minha antiga banda de metal gospel, o Anexo 3 (saudades). Os shows eram marcados por possuírem regras "invioláveis", em especial o tempo de apresentação (tente desligar um músico, que você vai perceber com a luta da organização era "árdua"). Aliás, a organização sempre foi impecável, quase sem incidentes.

Foram 14 ou 15 Rock Cidade, sempre organizado pela Rádio Cultura, Toninho fez questão de ressaltar que era um projeto realizado e idealizado também pelo Eduardo de Camargo "Camarguinho". Bons tempos e ótimas lembranças!

Divulgação - Assis Rock Fest - Foto: Divulgação
Assis Rock Fest - Foto: Divulgação

Já nossa segunda história de hoje é sobre a Virada Cultural, realizada por aqui entre 2008 e 2018. Uma iniciativa do governo estadual, o evento apresentava 24 ininterruptas de eventos culturais, e era realizado simultaneamente em várias cidades importantes do interior. Assis estar inclusa neste circuito é uma demonstração de como a cidade sempre teve a cultura como peça importante.

Mas, como nosso assunto é música, falaremos sobre alguns dos grandes artistas que por aqui passaram…

Arlindo Cruz, Lobão, Exaltasamba, Tihuana, Ed Motta, Luiz Melodia, Fresno, Demônios da Garoa, Toquinho, Falamansa, CPM 22, Otto, Emicida, Paula Lima, Tribo de Jah, Beto Guedes, Thaíde, Hugo e Thiago, Moraes Moreira e muitos outros, cantaram e tocaram para milhares de pessoas de Assis e região.

Divulgação - Rock Fest de 2022 - Foto: Divulgação
Rock Fest de 2022 - Foto: Divulgação

Infelizmente, o governo paulista optou por restringir os eventos no interior, que também foram afetados pela pandemia de Covid-19. A esperança é que os finais-de-semana de virada cultural voltem algum dia.

Por fim, falaremos do mais novo festival de música da cidade, realizado desde o ano passado, por meio da Secretaria de Cultura: o Assis Rock Fest. O show na Praça Valter Mansolelli (Praça da Bandeira), contou com participação de 9 bandas locais, e outras atrações como venda de discos de vinil, exposições de quadro, tattoo, barbeiro, praça de alimentação, participação especial dos Motos Clubes de Assis e região.

Como o evento foi um sucesso, a edição de 2023 será em dois dias, hoje e amanhã, também na Praça Valter Mansolelli. Serão 15 bandas, praça de alimentação, venda de discos de vinil, camisetas, bijuterias e adereços, além de serviços de tatuagem.

Divulgação - Assis e os festivais de música
Assis e os festivais de música

Hoje, as sete bandas que se apresentarão são Carbono 14, Jhoony Crazy, Euclides On The Brócolis, The Brothers, Bazar Bizarro, Alquimia e Targets. Amanhã, as oito bandas serão Zoso - Led Zeppelin Tributo, Fabinho Frejat, Contato Imediato, Barão do Tom, Projeto Funkenstein, The Hawks, Doctor Roll e Helena de Tróia.

Leve 1Kg de alimento ou um agasalho, que serão destinados ao Fundo Social de Assis para distribuição.

Que nossas vidas continuem repletas de música. Uma fonte inesgotável de histórias de amor.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais