Buscar no site

Assis registra triste marca de 200 mortos pela COVID-19 desde o início da pandemia

Portal AssisCity presta homenagem a essas vítimas, familiares e amigos

Redação AssisCity

  • 16/04/21
  • 13:00
  • Atualizado há 157 semanas

No dia 31 de março de 2020, alguns dias após o início da pandemia de COVID-19, a cidade de Assis registrava sua primeira morte pela doença. Até então, pouco se sabia sobre o vírus, não existiam vacinas, máscaras não eram obrigatórias e muitos temiam sobre como seria seu avanço no município, devido às notícias vindas de países asiáticos e europeus, que mostravam um cenário de calamidade.

Aos poucos, as coisas ficaram mais claras e a população começou a seguir regras para evitar o contágio, mesmo que ainda muitos refutassem da ideia. Ficar em casa, higienizar as mãos, usar máscara e evitar aglomerações são ações que se tornaram "mantras" no cotidiano de todos. Com isso, Assis conseguiu levar a pandemia de maneira controlada em 2020 e fechou o ano com 38 mortes.

O número pode parecer baixo, se comparado a uma cidade de 105 mil habitantes, porém, são pais, mães, avós, filhos e muitos insistiram em levar apenas como estatística.

Até que chegou o ano de 2021, ano do início da vacinação. Os assisenses acreditavam que a disseminação do vírus havia diminuído, porém, não foi isso que aconteceu. O caos na saúde tomou conta do país, março foi o mês com recorde de mortes em Assis. UTIs lotadas, famílias enlutadas e o drama vivido por profissionais da saúde.

Os rostos das vítimas da COVID-19 em Assis começaram a ser mais familiares, foi a dona Maria do bairro tal, o João da mercearia, a Ana, vizinha, a professora, o eletricista, a vendedora da loja conhecida, a dona de casa... e nesta sexta-feira, 16 de abril, Assis atingiu a marca negativa de 200 mortes desde o dia 31 de março de 2020.

Esses números mostram que centenas de famílias assisenses tiveram que se despedir de entes queridos, que agora remodelam seus futuros em um cenário ainda de incertezas. A redação do Portal AssisCity, em respeito às famílias e amigos dessas vítimas, e a fim de alertar as pessoas sobre os riscos que a COVID-19 traz, preparou uma homenagem a todos os assisenses que nos deixaram. A pandemia ainda não acabou, pedimos a todos que se cuidem.

Confira:

Receba nossas notícias em primeira mão!