Buscar no site

Associação Filantrópica Nosso Lar: outro grande exemplo de amor na prática

Prestar assistência social valorizando o "ser integral" e as potencialidades da pessoa, visando a inclusão social e melhoria da qualidade de vida, atuando com projetos sociais

Por Fernando de Freitas Nascimento

  • 12/04/23
  • 09:00
  • Atualizado há 52 semanas

"Prestar assistência social valorizando o "ser integral" e as potencialidades da pessoa, visando a inclusão social e melhoria da qualidade de vida, atuando com projetos sociais".

39/118

A Associação Filantrópica Nosso Lar, instalada na Rua Emílio de Menezes, será o assunto do nosso capítulo de hoje. Fundada em 25/12/1949, inicialmente, para atender uma situação de saúde. A diretoria fundadora foi composta por assisenses notáveis: Orozimbo Leão de Carvalho, Rodolfo Gomes Castanheira, Adalberto de Assis Nazareth. Benedito Milward Góes e Waldemar Augusto Rabelo.

Divulgação - Associação Filantrópica Nosso Lar: outro grande exemplo de amor na prática
Associação Filantrópica Nosso Lar: outro grande exemplo de amor na prática

Quando o serviço foi incorporado pelo poder público, a entidade passou a atender demandas sociais, com cursos profissionalizantes e assistência familiar. É bem provável que você tenha feito, ou conhece alguém, que cursou datilografia, ou corte e costura, ou computação na Nosso Lar. Afinal, foram mais de 13 mil pessoas formadas nos quase 50 anos de funcionamento dos cursos.

Divulgação

Nos dias de hoje, é uma Instituição que desenvolve diversos projetos e atua em diversas áreas, sempre buscando utilizar os conhecimentos da experiência profissional do atendimento aos segmentos atendidos e auxiliar no enfrentamento aos desafios sociais, inclusive mantendo parcerias com o poder público.

São três projetos especiais. Vamos conhecer cada um deles?

Divulgação

O Projeto Jovens em Ação, criado em 2003, executa Medidas Socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), para jovens encaminhados pelo Poder Judiciário para seu desenvolvimento pessoal, educacional,e profissional, e oferece esporte, cultura, arte, inclusão digital, geração de renda, cidadania e inclusão social., com frequência semanal e de acordo com as legislações e normativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente e o SINASE/2012. Busca oferecer novas oportunidades. As famílias dos jovens também são acompanhadas. Desde 2008 é um projeto municipal, com a Secretária Municipal de Assistência Social referenciado ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social).

Já o Serviço Especial de Reabilitação "Dr. Rubens de Araujo Tucunduva" (Projeto SER) atende crianças e adolescentes com deficiências e as suas famílias. Oferece um rol de atividades nas áreas de Assistência Social (Serviço Social, Psicologia, Educação Física e Monitoria), Saúde (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Educação Física, Serviço Social e Odontologia) e Educação (Pedagogos, Psicólogos, Assistente Social, Monitoria, Professor de Educação Física e Professor de Informática), visando potencializar as capacidades para o desenvolvimento global e facilitando a inclusão. Atende crianças e adolescentes com deficiência e/ou necessidades especiais de 0 a 18 anos e, excepcionalmente, acima desta faixa etária, quando estiver em atendimento e não dispuser de outros serviços comunitários para sua inserção ou encaminhamento. Funciona na Av Félix de Castro.

Divulgação

Por fim, o Projeto Integr@ssis surgiu com proposta de atendimento pós medida, no ano de 2007, quando a equipe sentiu a necessidade de acompanhar os adolescentes de 15 a 17 anos e jovens de 18 a 29 anos egressos de medida socioeducativa, ao observarem o grande número de jovens nessas condições, além da negligência familiar, na responsabilidade e cuidados, e o envolvimento com drogas, por uso ou participação em tráfico. Também sofrem com a defasagem e o abandono escolar.

O Projeto busca fortalecer o atendimento na acolhida e frisar a função protetiva da família; trabalha com informação, orientação e comunicação na defesa de direitos, exercício da cidadania, autonomia pessoal, atividades físicas e esportivas, culturais e profissionalizantes, com encaminhamento para vagas de trabalho, entre outros.

Divulgação

Para desenvolver todas essas atividades, a Associação conta com parcerias públicas, e a realização de eventos beneficentes, inclusive venda de artesanatos, criados pelos próprios jovens e egressos, com mais de 250 assistidos.

Muitos prêmios de reconhecimento foram dados à Nosso Lar. Nada, entretanto, que se compare à satisfação e sentimento de dever cumprido, ao ajudar a promover mudança nas vidas de jovens que ficam à margem da sociedade. Sim, falamos de pessoas discriminadas, taxadas, e que encontram, nos projetos, a possibilidade de recomeçar. Todos merecem segundas chances e, certamente, este é um dos maiores feitos da Associação Filantrópica Nosso Lar. Há quase 74 anos.

Histórias de Amor (prático) que nos alegram e motivam. Parabéns ao Presidente Francisco Atilio Arcoleze e toda a equipe.

Você tem alguma história com a NL?

Receba nossas notícias em primeira mão!