Buscar no site

Ave Urutau é fotografada na Vila Xavier em Assis

A ave foi vista no tronco de uma árvore no cruzamento da Avenida Armado Sales com a Rua Olavo Bilac

Redação AssisCity

  • 20/09/20
  • 08:00
  • Atualizado há 183 semanas

Nesta sexta-feira, 18 de setembro, um morador de Assis fotografou uma ave Urutau no cruzamento da Avenida Armando Sales de Oliveira com a Rua Olavo Bilac, na Vila Xavier.

As imagens logo se espalharam para os amigos, e um deles, Guga Botelho, encaminhou as fotos para a redação do AssisCity, para compartilhar com outros leitores essa ave tão especial.

Guga conta que as fotos foram feitas pelo amigo Israel "Japonês" e que chamam a atenção pelo Urutau ser uma ave de hábitos noturnos.

divulgação - Urutau no tronco da árvore
Urutau no tronco da árvore

Ele lembra que algumas vezes ela foi vista voando pela região, mas que nunca haviam visto pousar em uma árvore, por isso compartilhou as fotos.

O Urutau é uma ave de hábitos noturnos e que se alimenta principalmente de insetos, mas também é predador de animais como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

Com nome cientifico de Nyctibius griseus, Urutau é uma espécie comum nos cerrados.

O Urutau também é envolto em lendas, especialmente dos moradores rurais, que acreditam que ele simbolize força. Porém, o pássaro é mestre na arte da camuflagem, já que o som de seu canto é ouvido, mas poucos conseguem identificar onde o Urutau está escondido.

divulgação - Urutau tem hábitos noturnos
Urutau tem hábitos noturnos

Receba nossas notícias em primeira mão!