Buscar no site

Biblioteca Municipal de Assis: mais de 44 mil histórias

Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar.

Fernando Nascimento

  • 24/04/23
  • 08:00
  • Atualizado há 52 semanas

51/118

Ler um livro é poder viajar sem sair de casa. É viver a história que quisermos, sem julgamentos. Em uma leitura, não há limites para nossa imaginação.

No capítulo de hoje, contaremos um pouco da história de um lugar repleto de histórias. O número que citamos no título é o total de exemplares de livros que existem na Biblioteca Municipal de Assis. É evidente que existem obras repetidas, ou seja, antes que alguém tente nos corrigir, sabemos que não são literalmente 44 mil histórias. O título, foi apenas para se ter uma ideia do que podemos encontrar por lá. Infinitas possibilidades.

Segundo informações do site da Secretaria de Cultura de Assis, A Biblioteca Municipal "Nina Silva" foi criada pela Lei nº 66, de 20 de maio de 1941. O Decreto nº 266, de 11 de novembro de 1965 definiu seu regimento interno. Só então foi possível sua inauguração, com acesso ao público, no dia 20 de maio de 1966, instalada em uma área de 275 m², localizada no 3º andar do Paço Municipal. Seu nome é uma homenagem à Antonia Binato Silva, esposa de Antonio Viana Silva, ex-prefeito de nossa cidade, e quem fez a doação dos cerca de 3800 livros do acervo inicial. Também funcionou na escola Carlos Alberto, na Concha Acústica e no Colégio Santa Maria.

No ano de 1988, foi inaugurado o "Centro Cultural Dona Pimpa", no prédio localizado na Rua Luiz Pizza, esquina com a Avenida Rui Barbosa, para onde foi transferida a biblioteca, em instalações apropriadas.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Maria Lopes de Campos, a Dona Pimpa, nasceu em 1909, na cidade de Campos Novos Paulista. Ela dedicou a maior parte de sua vida à música. Em São Paulo, aprendeu flauta, piano, violino, canto e pintura. Deu aulas em Paraguaçu Paulista, Echaporã e no Instituto de Educação de Assis. Em 1954, fundou o Conservatório Musical Santa Cecília de Assis contribuindo para manter vivas as atividades musicais na cidade por muitos anos.

Hoje, o espaço preza pelo atendimento às demandas locais e pelo desenvolvimento das coleções de livros e periódicos que integram o seu acervo. Possui local para leitura, e mantém coleções de publicações e de conjuntos informativos, cujos conteúdos tratam de inúmeras temáticas sobre a cidade de Assis. Também reúne uma quantidade expressiva de exemplares com assuntos de interesse infanto-juvenil, contando ainda com jornais, revistas e livros em braile.

Divulgação - Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. - Foto: Divulgação
Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar. - Foto: Divulgação

É um dos lugares que mais frequentamos para buscar informações para nosso especial.

Na vida frenética que levamos, infelizmente bibliotecas são lugares que vêm gradativamente caindo em desuso. O que mais nos entristece, é que isto é um reflexo da sociedade em geral. Ávidos por informações rápidas, instantâneas, resumidas, o interesse pela leitura vem diminuindo a cada dia.

"Ah Fernando, mas eu leio livros digitais", você pode ter pensado. Claro que não sou um alienado, não existe competição com o digital. Mas, folhear um livro, sentir o cheiro das páginas, muitas vezes envelhecidas, não conseguir parar de ler, entre outras coisas boas, é um privilégio que talvez as gerações futuras não experimentem.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Preservar o interesse pela leitura ( e pela história) é um dos grandes desafios atuais. Manter acesa a chama da cultura é algo que vai além de discussões políticas tolas e sem sentido. É, como falamos outro dia, aprender, para não repetir erros no futuro.

Um dos motivos pelos quais falar sobre a Biblioteca Municipal é tão importante para nosso especial. Como saberíamos de tantas histórias de amor, se não tivéssemos acesso a elas?

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cuide, visite, frequente, não apenas a "Nina Silva", mas quaisquer outros lugares do gênero.

Isto lhe fará um bem inestimável.

Até amanhã!

Receba nossas notícias em primeira mão!