Buscar no site

Cartório Eleitoral de Assis pede que eleitores levem título atualizado e documento com foto para 2° turno

Misael Maia orientou sobre ocorrências de acessibilidade ocorridas no 1° turno

Redação AssisCity

  • 25/10/22
  • 11:00
  • Atualizado há 77 semanas

O segundo turno das Eleições 2022 está se aproximando, no domingo, 30 de outubro, eleitores de todo o país voltam às urnas para decidirem que se elegerá a presidente da república e governador, em alguns estados.

O chefe de cartório eleitoral de Assis, Misael Maia, orienta a população para que levem o título de eleitor atualizado e documento com foto. "No 1° turno tivemos muitos eleitores que não levaram o título de eleitor e não sabiam em qual seção eles votavam, e isso acabou demandando muito tempo dos colaboradores da Justiça Eleitoral", explicou.

Além disso muitos eleitores levaram o título desatualizado, da época que parte do eleitorado de Assis pertencia à 290 ZE, ou seja, títulos emitidos antes de 2017. "Por isso é interessante reforçar a necessidade de se levar o título de eleitor atualizado, além de um documento com foto", pediu.

Outra orientação é a ordem de votação, em estados que haverá segundo turno para governador, como o exemplo do estado de São Paulo, é preciso votar primeiro no governador e depois no candidato a presidente da república.

Acessibilidade

Misael Maia ressaltou ainda que algumas ocorrências sobre acessibilidade, foram registradas, especialmente nas escolas Clybas e Carolina, que possuem elevadores, mas estão com defeito e inativos.

"O cartório tinha conhecimento desse fato e transferiu todas as seções acessíveis, com eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que comunicaram à Justiça Eleitoral essa situação, para o andar térreo", explicou.

Ocorreu que, cinco seções convencionais na escola Clybas e duas na escola Carolina, que funcionaram no 1° andar, possuem eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, e estes tiveram dificuldade em subir as escadas até sua seção para votar. "Alguns desses eleitores acionaram o Corpo de Bombeiros para auxiliá-los a subir".

O chefe de cartório ressaltou que os casos não eram de do conhecimento da Justiça Eleitoral. "Esses eleitores não solicitaram a atualização de seu cadastro eleitoral e a transferência de seus títulos para uma seção com total acessibilidade", explicou.

Como solução provisória e a fim de assegurar o exercício do voto a esses eleitores, nas duas escolas citadas conseguiremos montar as seções no andar térreo, de modo que os eleitores não terão dificuldades para votar.

As seções que tivemos as ocorrências e que serão montadas no térreo são as que seguem:

- Clybas: 29, 31, 33, 95 e 113.

- Carolina: 182 e 184

Obs: As demais seções que são especiais e que funcionaram no andar térreo, serão mantidas no térreo.

Lembro que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida precisam comparecer no cartório, a partir do 08 de novembro, e solicitar a atualização do seu cadastro e a transferência para uma seção especial, a fim de evitar essas ocorrências nas futuras eleições.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais