29 de Janeiro de 2023
20º/30º
Notícias - Local

Comitiva com assisenses encerra tradicional 'Caminho das Tropas' em Sorocaba

O trajeto começou a ser percorrido no dia 29 de agosto e segundo os organizadores, a ideia era que na estrada se construíssem memórias, histórias, relembrando as tradições

A Comitiva Paulista, formada pelos assisenses Givanildo, José Roberto e Luis Antônio e também pelo Gustavo de Osvaldo Cruz e Delcio de Birigui, encerrou o tradicional caminho das tropas neste domingo, 20 de novembro em Sorocaba.

O grupo saiu de Santa Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, cidade considerada o berço dos tropeiros. Eles passaram pelos estados de Santa Catarina e Paraná e chegaram ao município no último sábado, 19, após um percurso de 1.700 quilômetros.

O trajeto começou a ser percorrido no dia 29 de agosto e segundo os organizadores, a ideia era que na estrada se construíssem memórias, histórias, relembrando as tradições.

Divulgação - Comitiva Paulista - Foto: Divulgação
Comitiva Paulista - Foto: Divulgação


O objetivo é homenagear os tropeiros, que durante o período do Brasil Colônia traziam tropa da Argentina e Uruguai para vender na feira de Sorocaba.

Percurso
Durante o caminho, a tropeada visitou escolas para contar sobre as aventuras vividas. Os integrantes da comitiva também estiveram na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, e foram recebidos em sessão solene na sexta-feira, 18, na Câmara Municipal.

Após sair da Floresta, a tropeada passou pela Capela do Divino, na Avenida Luiz Mendes de Almeida, no Jardim São Paulo e, então, seguiu ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira Aberta no Jardim Iguatemi, onde passou a noite.

Na manhã de domingo, 20, o grupo seguiu em direção à Praça dos Tropeiros, passando pela Avenida Dom Aguirre, Rua Padre Madureira até a Avenida São Paulo. Todo o percurso foi acompanhado pela Urbes - Trânsito e Transportes.

Homenagens

Em Sorocaba, o grupo recebeu homenagens em cerimonias acompanhadas por autoridades, como o prefeito da cidade e outros.

A cerimônia ocorreu em frente ao Monumento do Tropeiro, que foi doado pelo Conde Matarazzo na comemoração do 300º aniversário de Sorocaba, onde os tropeiros foram homenageados.

Divulgação - Praça dos Tropeiros -  Crédito: Teófilo Negrão
Praça dos Tropeiros - Crédito: Teófilo Negrão


A cerimônia foi conduzida pelo padre Jonathas Alfredo Zakir Pereira, de Assis, que também é tropeiro, e esteve em Sorocaba para acompanhar o encerramento do Caminho das Tropas.

Divulgação - O percurso foi de 1.700 quilômetros - Foto: Divulgação
O percurso foi de 1.700 quilômetros - Foto: Divulgação


No Centro de Tradições, o grupo recebeu outras homenagens feitas pelos próprios familiares, pelos 60 dias de viagem. A Comitiva foi embora de caminhão, neste domingo.
Redação AssisCity com informações do Jornal do Cruzeiro Sorocaba
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM