Buscar no site

Comunidade Restauração. A missão é amar!

O nome surgiu de uma inspiração do Livro do Profeta Isaías, no capítulo 43, onde o Senhor Deus declara seu amor pelo Povo de Israel e promete sua restauração.

Fernando Nascimento

  • 30/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 47 semanas

87/118

Série especial: 118 anos de Assis

Mais uma daquela história de amor prático, que tanto gostamos de falar por aqui. Nosso assunto de hoje será a Comunidade Restauração, que há 24 anos tem feito a diferença para várias pessoas mas, especialmente, em uma área extremamente sensível, que poucas pessoas querem lidar: a dependência química. Contaremos a história com base nas informações retiradas do site da entidade.

A Comunidade Restauração foi fundada em agosto de 1999, como uma "Associação Privada de Fiéis", que é dirigida por leigos, reconhecida pela Igreja Católica Apostólica Romana, sujeitas à vigilância da autoridade eclesiástica, de acordo com Código de Direito Canônico.

O nome surgiu de uma inspiração do Livro do Profeta Isaías, no capítulo 43, onde o Senhor Deus declara seu amor pelo Povo de Israel e promete sua restauração. Este nome transmite o grande desejo do coração de Deus: que muitas pessoas também tenham suas vidas restauradas, assumindo uma conversão sincera de pensamento e atitude.

"Nossa missão é amar" representa o desejo para as vidas, seguindo os passos e vivendo a espiritualidade de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face: servir ao povo, anunciando o Amor de Deus no poder do Espírito Santo.

divulgação - Comunidade Restauração - Foto: Divulgação
Comunidade Restauração - Foto: Divulgação

O setor administrativo da Comunidade Restauração, na pessoa jurídica da Associação Restauração tem sua sede à rua Sebastião da Silva Leite, em Assis. As instalações, além das salas administrativas, contam também com uma pequena Capela, onde acontecem várias atividades de apoio religioso à Comunidade. A Diretoria Executiva, composta por vários membros voluntários.

A Comunidade Restauração, na pessoa jurídica da Associação Restauração, possui um complexo no Centro de Formação Monsenhor José Contini, em um sítio localizado no km 435 da Rodovia Raposo Tavares. Lá, estão instalados a Casa de Acolhida Restauração, o Sítio de Evangelização Restauração e o Projeto Estufa da Casa de Acolhida Restauração.

A Casa de Acolhida Restauração, uma comunidade terapêutica, com acolhimento e tratamento no regime de internato e no modelo residencial, de dependentes químicos de sexo masculino, com idade superior a 18 (dezoito) anos, em situação de vulnerabilidade e risco social relacionado ao uso e abuso de drogas e álcool.

A estrutura física é composta de dois alojamentos completos, um salão de atividades, cozinha industrial, área administrativa, quadra de areia, campo de futebol, sala para ginástica e horta para apoio às atividades de laborterapia.

Proporcionar ao dependente químico um ambiente adequado, com infraestrutura e pessoal especializado, que favoreça o resgate de sua autoestima, incentivando-o e motivando-o para que abandone a dependência e retorne ao seio familiar, restaurado física, psíquica e espiritualmente. Proporcionar as condições necessárias para a reflexão pessoal, permitindo que se desenvolva mudança de hábitos e de comportamentos.

Outra das formas de trabalho da Casa é a produção agrícola, com o Projeto Estufa. O cultivo de hortaliças é usada como forma de reabilitação dos residentes em tratamento, pois alivia o estresse, melhora a saúde mental e cerebral e ajuda na nutrição, fornecendo alimentos produzidos por eles mesmos, consumidos nas refeições oferecidas durante o período de residência.

Esse cultivo também é usado como forma de exercício, pois cavar, plantar, capinar, agachar e repetir outras tarefas que requerem força, são muito benéficas à saúde. Pesquisas apontam que o cultivo de hortaliças, funciona como uma válvula de escape para aliviar as tensões do tratamento, pois segundo os psicólogos, mantém a mente ativa e sincronizada com o mundo ao redor através dos cuidados com a horta.

Os acampamentos desenvolvidos no Sítio de Evangelização Restauração são uma nova metodologia de encontro querigmático (de proclamação ou anunciação), muito dinâmicos e participativos, onde os campistas têm uma experiência transformadora através das dinâmicas, desafios, recreação e reflexão da palavra. Essa metodologia leva cada campista a uma renovação espiritual e uma nova visão diante dos desafios da vida, trazendo ao enfrentamento, mudança de atitudes e de mentalidade.

Os recursos para manutenção do projeto vêm da própria entidade e doações advindas da sociedade. Complementam estes recursos a realização de eventos sociais, leilões, contribuições voluntárias de familiares do acolhido e de empresários que apoiam a causa. Vale lembrar que todas as atividades são auditadas, relacionadas no painel de transparência.

"Por uma só vida já valeu a pena" é o símbolo do trabalho e empenho da Comunidade Restauração, através do atendimento às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, principalmente às vítimas de influência direta ou indireta com uso e abuso de drogas e álcool.

Como sempre falamos, nosso muito obrigado!

Receba nossas notícias em primeira mão!