Buscar no site

Copa Assisense de Xadrez reúne centenas participantes

A competição faz parte de um projeto maior de xadrez em Assis, que oferece aulas gratuitas na sede da Secretaria de Esportes

Assessoria de Comunicação

  • 17/05/23
  • 15:00
  • Atualizado há 48 semanas

No último sábado, dia 13 de maio, a cidade de Assis sediou a emocionante Copa Assisense de Xadrez, um evento que teve como objetivo principal democratizar o acesso à prática do xadrez na região. A competição foi organizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Educação e aconteceu na quadra da EMEIF Maria José Valverde.

A Copa Assisense de Xadrez contou com a participação de diversos estudantes das escolas municipais, além de alunos de outras instituições educacionais de Assis. O evento proporcionou momentos valiosos de aprendizado e troca de experiências, uma vez que os competidores tiveram a oportunidade de jogar ao lado de enxadristas experientes vindos de cidades vizinhas, como Paraguaçu Paulista, Quatá, Tupã, Presidente Prudente, Cândido Mota, Florínea e Marília.

Divulgação - Copa Assisense de Xadrez - Foto: Divulgação
Copa Assisense de Xadrez - Foto: Divulgação

A competição faz parte de um projeto maior de xadrez em Assis, que oferece aulas gratuitas na sede da Secretaria de Esportes, localizada na rua Fadlo Jabur, 55, anexo ao GEMA. As aulas ocorrem às segundas e sextas-feiras, das 9h às 11h, e às quartas-feiras, das 18h30 às 21h. O projeto é aberto para crianças a partir de 7 anos, jovens e adultos de todas as idades, sem restrições.

A professora Cris Meira, responsável pela organização do evento, ressaltou a importância da Copa Assisense de Xadrez como forma de avaliar o nível dos alunos e alcançar resultados positivos. Ela destacou que o projeto do xadrez já está inserido na grade curricular de algumas escolas municipais e enfatizou os benefícios do xadrez na concentração e no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.

Divulgação - O evento proporcionou momentos valiosos de aprendizado e troca de experiências - Foto: Divulgação
O evento proporcionou momentos valiosos de aprendizado e troca de experiências - Foto: Divulgação

O secretário de Municipal de Esportes, César Nunes, falou sobre a crescente popularização do xadrez e o impacto positivo que o jogo tem tido nos campeonatos em que participa. Ele ressaltou que o xadrez é uma ferramenta poderosa que auxilia na memória, concentração, poder de decisão e planejamento, mas também enfatizou a importância de eventos como a Copa Assisense de Xadrez para que as crianças e jovens possam se divertir enquanto praticam o jogo.

Divulgação - A competição foi organizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Educação - Foto: Divulgação
A competição foi organizada em parceria com a Secretaria de Esportes e Educação - Foto: Divulgação

O prefeito José Fernandes diz que esse evento é mais uma prova do esporte em movimento em Assis, evidenciando o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento de nossos cidadãos por meio do xadrez. "É com grande satisfação que vejo a realização da Copa Assisense de Xadrez em nossa cidade. Acredito que eventos como esse continuarão a incentivar o crescimento e a popularidade do xadrez em nossa cidade. Queremos proporcionar uma experiência enriquecedora para nossos participantes diretos, mas também impactar positivamente toda a comunidade assisense interessada nesse esporte" finaliza.

Receba nossas notícias em primeira mão!