29 de Novembro de 2022
20º/30º
Notícias - Local

Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para chuvas intensas a partir desta quarta-feira

As chuvas intensas acontecem no início da primavera e serão provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado a partir desta quarta-feira, 28, permanecendo até sábado, 01.

Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) as chuvas serão provocadas por uma instabilidade gerada pela passagem de uma frente fria. As temperaturas não subirão muito e o tempo ficará mais ameno.

Na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Araçatuba e São José do Rio Preto o acumulado de chuvas esperado será de até 100mm, em Barretos, Franca e Ribeirão Preto 150mm, em Campinas, Presidente Prudente e Marília 90mm, Araraquara e Bauru 80mm e Vale do Ribeira 60mm. O destaque fica para as regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, com acumulados de chuvas de até 200mm.

Em Assis

A última semana de setembro será marcada por tempo nublado, chuvas e ventos fortes, em Assis.

Nesta quarta-feira, Assis terá chuva durante o dia todo, chegando a registrar 50mm. A temperatura mínima ficará em 16° e máxima em 20°.

Na quinta-feira, 29, o tempo permanece fechado e pode ocorrer pancadas de chuva neste período, com mínima de 15° e máxima de 22°.

AssisCity - Assis - Foto: AssisCity
Assis - Foto: AssisCity


Já na sexta-feira, 30, a chuva retorna com intensidade e Assis pode registrar 22mm de precipitação. A mínima deve ficar em 15° e máxima em 21°.

Recomendações

A Defesa Civil Estadual recomenda que as Defesas Civis Municipais permaneçam atentas e reforcem a divulgação de informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.

Orientações a toda população

Por conta deste cenário meteorológico faz-se necessário orientar a população sobre o risco e medidas preventivas que deve adotar, orientando que fique atenta a qualquer sinal de perigo, como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, enxurradas e raios.

Recomenda-se não atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo. Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
Redação AssisCity - Informações Defesa Civil do Estado de São Paulo
Receba em primeira mao nossas noticias!
Participe de nossos grupos:
+ VEJA TAMBEM