Delegada Raquel Santos de Oliveira recebe título de cidadã assisense por atuação em defesa das mulheres em Assis
Reconhecimento da Câmara Municipal de Assis destaca trajetória de compromisso e atuação exemplar da delegada na região
Redação AssisCity
- 01/11/24
- 10:00
- Atualizado há 4 semanas
Na noite de quarta-feira, 30 de outubro, a Câmara Municipal de Assis prestou uma homenagem à Delegada Raquel Santos de Oliveira, concedendo o título de cidadã assisense por sua atuação à frente da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Assis e da Delegacia da Polícia Civil de Paraguaçu Paulista. Com uma carreira marcada por dedicação e empenho, Dra. Raquel tem se destacado no município não só pelo cumprimento exemplar de suas funções, mas pelo acolhimento e orientação oferecidos às vítimas de violência, as conectando com os serviços de apoio social.
Em entrevista ao Portal AssisCity, Dra. Raquel destacou a importância do título e agradeceu pelo reconhecimento da população. "Estou extremamente lisonjeada com o título. Eu sempre brinquei desde que fui anunciada que nem nos meus maiores sonhos eu poderia imaginar que aquela menina que saiu do interior de Minas Gerais receberia um título de cidadã assisense. Estou muito orgulhosa e agradecida à população pelo reconhecimento do nosso trabalho", disse.
Assumindo o comando do 1º Distrito Policial de Paraguaçu Paulista em 2021, Dra. Raquel passou também a liderar a DDM de Assis em outubro do mesmo ano. Em sua atuação, ela tem intensificado o combate à violência contra a mulher, promovendo palestras em escolas municipais e estaduais e conscientizando os alunos sobre a importância da prevenção e do combate à violência, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
O compromisso da delegada não se limita ao seu trabalho investigativo. Ela desenvolveu parcerias com a Assistência Social do município e a Casa de Acolhimento a Mulher, oferecendo abrigo seguro às vítimas de violência. Dra. Raquel também destaca a relevância do apoio psicológico e social provido pelo CRAS, que acompanha as mulheres vítimas de violência. "Ainda há muito a se fazer, principalmente nas políticas públicas de amparo às mulheres, mas realizamos um trabalho de modo que todas as mulheres vítimas de violência se sintam acolhidas", ressalta.
A vereadora Vanessa Eugênio, que esteve presente na cerimônia, também enalteceu a contribuição da delegada ao município: "É um título muito importante que nós escolhemos a dedo quem irá receber, pois olhamos para a história de tantas pessoas. A Dra. Raquel faz um excelente trabalho no nosso município à frente da DDM e tem contribuído muito na defesa das mulheres", disse.
Com três anos no comando da DDM de Assis e na Polícia Civil em Paraguaçu Paulista, Dra. Raquel define sua carreira como uma busca constante para ajudar e transformar a vida das pessoas. "Eu sempre quis uma carreira onde eu pudesse ajudar as pessoas, transformar, de alguma maneira, a vida delas. Como delegada, o maior impacto da minha carreira é o agradecimento das vítimas, um reconhecimento que fortalece minha missão e demonstra que o trabalho não é em vão", conclui.