Buscar no site

Dr. Clybas Pinto Ferraz: uma escola com ótimas lembranças

Por Fernando de Freitas Nascimento

  • 11/04/23
  • 09:00
  • Atualizado há 50 semanas

38/118

Nossa história de amor de hoje em 118 capítulos retratará um pouco das milhares de trajetórias de pessoas que fizeram a diferença na cidade. Falaremos de uma das escolas mais tradicionais de Assis. Que você deve também conhecer carinhosamente por Instituto.

Prestes a completar 86 anos, a escola foi fundada em 22/05/1937, quando surgiu o Ginásio Anhaia Melo. Uma instituição privada, mantida por um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Ginásio Paulistano, da capital. Funcionou por alguns anos em um prédio de madeira, instalado onde hoje é o atual Cine Piracaia, e cuja história contaremos em breve.

Em 1944, o ginásio foi incorporado pelo Estado, passando a funcionar no prédio, construído pela prefeitura e pela população de Assis, onde atualmente é a Escola Carlos Alberto de Oliveira (que também falaremos em breve). Oferecia os cursos normal e primário, e era chamada de Escola Normal de Assis. Única escola secundária propedêutica (educação iniciadora para uma especialização posterior) da cidade, possuía um curso de formação de professores. Destacava-se o seu exame de admissão, que era adotado na época e proporcionava que os melhores alunos da cidade lá estudassem.

Dr. Clybas Pinto Ferraz
Dr. Clybas Pinto Ferraz

Na década de 60, mais precisamente em 1964, a escola foi transferida para um prédio maior, na Rua Santa Cecília, onde está até hoje. Começou a oferecer o ensino colegial, com o novo nome, Instituto de Educação "Dr. Clybas Pinto Ferraz", adotado pela Lei Estadual 9017/65. Seu patrono foi professor e diretor da escola. Político e rotariano, um dos grandes defensores da educação assisense. Também foi prefeito de Palmital.

Fachada atual da escola Dr. Clybas Pinto Ferraz
Fachada atual da escola Dr. Clybas Pinto Ferraz

Na década de 70, já com a denominação Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus "Dr. Clybas Pinto Ferraz", passou a oferecer curso ginasial pluricurricular, além de cursos profissionalizantes como Construção e Decoração, Técnico em Eletrônica, Secretariado e Magistério.

Uma das grandes marcas do Clybas era sua fanfarra. Os desfiles de 7 de setembro eram especiais, momentos de até uma certa rivalidade com outras escolas tradicionais de Assis. Mas, no fim, tudo era festa. Quem participou ou assistiu, certamente nutre muitas boas recordações. É um projeto que a direção busca reativar, e que torcemos que aconteça logo!

A escola conta com 65 professores exclusivos, 11 agentes de organização escolar e possui cerca de 1300 alunos, distribuídos em três períodos: manhã, do 9ª ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e 21 turmas; tarde, do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e 13 turmas, e noite, com 10 turmas de 2º e 3º ano do ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Além das 21 salas de aula, o Instituto oferece, para os alunos, orientação tecnológica, duas salas com recursos para deficientes físicos e visuais, sala de informática, sala de leitura (biblioteca), laboratório, anfiteatro, uma sala de mediação/convivência, com professor especializado, duas quadras, sendo uma coberta. Também possui sala de reunião para professores, sala de direção, coordenação, sala de professores, secretaria, cozinha e administração.

É uma das poucas escolas que possui um Memorial e um Hino. Oferece atividades extra-curriculares, em turnos diferentes, de desenho, teatro e, em breve, de esportes. Também recebe intercambiários de vários países

Muitos ex-alunos se destacaram em suas profissões, como advogados, médicos, dentistas, juízes, escritores, e até mesmo professores, que retornaram para lecionar. Uma das ex-alunas mais famosas, é a jogadora de basquete Magic Paula, que lá estudou na década de 70.

Galeria dos formando no Clybas
Galeria dos formando no Clybas

Nossos agradecimentos à Diretora Rosemeire Cassador, que possibilitou nossa viagem no tempo no "Clybão". Um obrigado especial aos vice-diretores Vanuza Dias e José Carlos Zirondi (o material que me forneceu será muito útil) e à Coordenadora Maria Antonia Costa, que guiaram nossa visita.

Hino do Instituto
Hino do Instituto

Que, pra mim, foi especial, já que fui aluno da EE "Dr.Clybas Pinto Ferraz", seu nome atual, em 1995. Ótimas memórias!

Os próximos 86 anos prometem.

Você tem boas lembranças com o Instituto?

Receba nossas notícias em primeira mão!