Buscar no site

EE Carlos Alberto de Oliveira: gerações de alunos bem formados

A escola foi criada em 21/02/1947, com o nome de Grupo Escolar de Assis

Fernando Nascimento

  • 11/05/23
  • 15:00
  • Atualizado há 49 semanas

68/118

Nossa história de amor de hoje será novamente sobre uma tradicional escola da cidade. Uma trajetória de 76 anos, por onde passaram muitos assisenses ilustres: o Carlos Alberto de Oliveira.

A escola foi criada em 21/02/1947, com o nome de Grupo Escolar de Assis. As primeiras classes anexadas foram da escola Mista do Bairro do Matão e da 1ª e 2ª Escolas Mistas da Vila Palhares.

Em 1957, já contava com onze professores e um servente. Em 1964, a escola passou a ocupar novo prédio atual, que possui uma história interessante sobre sua construção.

Na década de 1940, o governo do Estado criou a Escola Normal Oficial de Assis, que incorporou o então ginásio existente e deu início ao estudo secundário na cidade. Na ocasião, a prefeitura se comprometeu a construir um prédio para a recém-criada escola estadual. Inaugurado em 1944, o novo local, construído com a ajuda da população assisense, foi o "cumprimento da promessa" assumida. Até 1960, abrigou a Escola Normal e Ginásio Oficial Anhaia Mello, então chamado de Instituto de Educação, atual EE "Dr.Clybas Pinto Ferraz".

O Patrono, Carlos Alberto de Oliveira, assisense, filho de Carlos Schubert de Oliveira e Alzira Schubert de Castro, nasceu em 12/09/1943. Um brilhante aluno do Clybas, formou-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIA , atual Unesp de Assis (logo falaremos deles), e lecionou em Salto Grande e também na Escola Normal de Assis. Ele faleceu precocemente, em 1967, aos 24 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Através da Lei 10.052/68, a escola recebeu seu nome, passando a chamar-se Grupo Escolar "Prof. Carlos Alberto de Oliveira" que, posteriormente, tornou-se EEPG "Prof Carlos Alberto de Oliveira".

Divulgação - Professores ilustres (Facebook Memória Fotográfica Assisense)
Professores ilustres (Facebook Memória Fotográfica Assisense)

Conforme nos informaram a diretora Anália de Andrade Cordeiro e a vice Francieli M. Pitta, o local também abrigou a escola José Augusto Ribeiro e, nos anos 80, a Escola do Comércio, que atendia funcionários de empresas de Assis, em aulas profissionalizantes no período noturno. Também compõem o corpo diretivo da escola os vices Carlos Alberto A. Teixeira e Adriana V. Bertolucci

Hoje, são cerca de 820 alunos, distribuídos entre Ensino Fundamental (Ciclo Intermediário, 6º ano, Ciclo Final, do 7º ao 9º ano) e Ensino Médio, em mais de 40 turmas.

A escola também abriga, há quase 35 anos, o CEL, Centro de Estudo de Línguas, que oferece cursos gratuitos de idiomas aos alunos das escolas públicas estaduais e servidores da Secretaria Estadual de Educação. As aulas são de Inglês, Japonês, Italiano, Francês, Espanhol e Libras. Com mais de 300 alunos atualmente. Milhares de jovens e adultos se formaram no Centro.

Divulgação - Escola atual - Foto: Divulgação
Escola atual - Foto: Divulgação

Além de resultados significativos em avaliações, vestibulares e ENEM, os alunos do Carlos Alberto também se destacam em olimpíadas estudantis e campeonatos esportivos estaduais.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Divulgação
Especial Assis 118 anos - Divulgação

Gerações de alunos frequentaram as salas de aula do C.A.O., e o ciclo certamente se manterá. Afinal, os pais querem que seus filhos tenham a mesma qualidade de ensino que tiveram.

Não sou um assisense ilustre, mas tive a oportunidade de iniciar minha vida escolar nas carteiras do Carlos Alberto de Oliveira. Bons tempos!

Qual a sua história com o C.A.O. (ou Escola Normal, ou Escola do Comércio)?

Receba nossas notícias em primeira mão!