Buscar no site

EE Prof Léo Pizzato - Um porto seguro para alunos e familiares

Falar sobre a escola Prof Léo Pizzato vai além das salas de aula

Fernando Nascimento

  • 23/05/23
  • 09:00
  • Atualizado há 48 semanas

80/118

Hoje, contaremos uma história de amor de Assis 118 anos com a educação. Falar sobre a escola Prof Léo Pizzato vai além das salas de aula. Como escrevemos no título, é um verdadeiro porto seguro para alunos, famílias e toda a comunidade.

Uma narrativa que teve início em 1968, quando foi construído o prédio, pelo Fundo Estadual de Construções Escolares, no Jardim Paraná, na Rua Londrina. O local passaria a abrigar a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª escolas mistas do bairro e, algum tempo depois, a 5ª escola masculina, sempre com aulas das quatro primeiras séries, administradas pela então Inspetoria Auxiliar de Ensino.

Nesta época, a cidade de Assis era lar de um certo professor, gaúcho de Garibaldi, Chegando por aqui em 1967, Leonardo Pizzato começou a lecionar matemática e desenho no Clybas e, de 68 a 71, desenho no Ernani Rodrigues, Era muito querido por todos os alunos que o tinham como amigo. Ele sabia como ninguém entender e se fazer entender pelos jovens. A cada dia que passava, mais os jovens o estimavam, tornando-se bastante popular no meio estudantil e educacional de Assis.

Divulgação - EE Prof Léo Pizzato - Um porto seguro para alunos e familiares - Foto: Divulgação
EE Prof Léo Pizzato - Um porto seguro para alunos e familiares - Foto: Divulgação

No ano de 1971, ingressou na Faculdade de Desenho da Fundação Educacional de Bauru, curso que lhe exigia longas viagens diárias. Em um sábado, no dia 27 de março, quando voltava das aulas, entre Assis e Marília, um terrível acidente automobilístico tirou a vida do grande educador. Toda cidade lamentou a irreparável perda. O aniversário da escola passou a ser comemorado no dia 27 de março, data da morte de seu patrono, Léo Pizzato.

Divulgação - Pátio - Foto: Divulgação
Pátio - Foto: Divulgação

Até o ano de 1990, a escola atendeu o ensino da 1ª à 8ª séries. Nos anos seguintes, passou a atender 1º e 2º graus. Após várias reestruturações no ensino municipal e estadual, começou a oferecer ensino fundamental, EJA e, atualmente, atende da 6ª série do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, seus cerca de 430 alunos, nos períodos da manhã e da tarde.

Os alunos da escola participam de olimpíadas escolares, concursos estudantis, campeonatos esportivos e ENEM, sempre com destaque. A escola possui atendimento psicológico, sala de informática, sala de ciências e sala de leitura, com livros para professores, alunos e, especialmente vestibulandos. Uma conquista comemorada pela direção, visto que os alunos do 3º ano do ensino médio não costumavam prestar vestibulares, por não se considerarem capazes, realidade que vem sendo transformada ano a ano.

Divulgação - Biblioteca - Foto: Divulgação
Biblioteca - Foto: Divulgação

O Léo Pizzato também incorporou o Ensino Prisional em 2019, e mantém, na Penitenciária de Assis, aulas de EJA do Ensino Fundamental e Ensino Médio, para cerca de 190 detentos do regime fechado. Os alunos são extremamente respeitosos e, através das aulas, têm oportunidades de educação e ressocialização, vencendo barreiras e podendo vislumbrar um futuro. Com este trabalho, a escola ajuda à sociedade como um todo.

Uma das coisas que mais nos chamou a atenção em nosso papo com a Diretora Joisley Saturnino de Oliveira Dias, mais conhecida como Jô, foi o trabalho social realizado pela escola. A clientela escolar é composta por alunos de vários bairros: Jd Paraná, Vila Progresso, Vila Rodrigues, Jardim Santa Rita, Parque Universitário, Jardim Alvorada e também alguns bairros rurais.

Divulgação - Informática - Foto: Divulgação
Informática - Foto: Divulgação

Muitas crianças e jovens são carentes, cujos pais são trabalhadores com renda baseada no salário mínimo e Programa Bolsa Família. O que exige da escola um trabalho de apoio e acolhimento para seus alunos. Não são raras as vezes que a escola, com ajuda da comunidade escolar, empresas da cidade e doações voluntárias, promove ajuda para alunos e familiares em situação de vulnerabilidade, com roupas, alimentos, artigos de higiene e outras coisas.

Com isso, o Leo Pizzato ganha confiança e respeito da comunidade no entorno. Os pais têm começado a participar mais do cotidiano escolar, a segurança de todos tem sido melhorada a cada dia, e as vidas das pessoas têm mudado nos últimos anos.

Sem qualquer sombra de dúvidas, mais que uma escola.

Obrigado a toda a equipe do EE Prof Léo Pizzato. Vocês são exemplos para nossa cidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!