Buscar no site

ELEIÇÕES 2022: Sem consenso, Assis deve ter vários candidatos a deputado

Os nomes cogitados são Ricardo Pinheiro, Fernando Quinteiro, Márcio Veterinário, Coronel Franco, Professor Campanatti e Português

Redação AssisCity

  • 13/01/22
  • 14:00
  • Atualizado há 118 semanas

Com a chegada do ano em que são realizadas eleições para presidente da República, deputados, senadores e governadores, e com mudanças no processo eleitoral, o cenário político do país começa a tomar forma. Em Assis não é diferente, e sem consenso para indicação de apenas um deputado Estadual e um Federal, partidos apostam em candidatos de Assis que devem dividir votos com os chamados 'paraquedistas' que aparecem, ou recebem apoios políticos, para fisgar votos. Com grande número de candidatos locais e os 'de fora', votos serão divididos e Assis não deve eleger representante Estadual e nem Federal e continuar vivendo de migalhas.

Os nomes cogitados são Ricardo Pinheiro, Fernando Quinteiro, Márcio Veterinário, Coronel Franco, Professor Campanatti e Português. A eles foi encaminhada uma solicitação para se manifestarem sobre a possível candidatura a deputado Estadual e Federal.

Confira abaixo:

Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro Santana, ex-prefeito de Assis, residiu em São Paulo até janeiro de 2021 e atualmente mora em Assis, deve lançar seu nome ao cargo de deputado Estadual. Derrotado nas eleições municipais de 2016, Pinheiro não marcou presença nas eleições de 2020. Ele ocupou o cargo de subsecretário de Relacionamentos com os Municípios do Governo do Estado de São Paulo, por dois anos e terá seu nome nas urnas nas eleições desse ano.

Divulgação - Ricardo Pinheiro - Foto: Divulgação
Ricardo Pinheiro - Foto: Divulgação

Em resposta ao Portal AssisCity, ele diz: "Estou avaliando a possibilidade de me candidatar ao cargo de deputado Estadual. As expectativas são boas, pois a população de Assis e região clama por um deputado que seja de nossa região, que conhece, de verdade, os problemas, necessidades e o potencial do Vale do Paranapanema. Mas para termos um representante legítimo na Assembleia Legislativa do Estado de SP é fundamental a união das forças políticas para que consigamos eleger um deputado, caso contrário ficaremos sem representantes e a região continuará a receber migalhas dos deputados que aparecem por aqui só em ano eleitoral".

Fernando Quinteiro

Luís Fernando Quinteiro, delegado aposentado e professor, deve ser um nome forte dentro do PSD nas próximas eleições. Ele foi candidato a prefeito em 2016 e 2020 e candidato a deputado Estadual em 2018, quando ficou como suplente. Agora, em 2022, parte do cenário político vivido em 2018 deve se repetir. Quinteiro teve como principal adversário em 2018 Márcio Veterinário, que era vice-prefeito na época, com quem deve mais uma vez se encontrar nas urnas, se for candidato, e com quem deve mais uma vez dividir os votos do eleitorado assisense.

Divulgação - Fernando Quinteiro - Foto: Internet
Fernando Quinteiro - Foto: Internet

Fernando Quinteiro não atendeu à solicitação de encaminhar ao Portal AssisCity se pretende ser candidato e nem suas expectativas.

Márcio Veterinário

Márcio Aparecido Martins, o Márcio Veterinário, ex-vereador, deve ser mais uma vez candidato a deputado Estadual. Nas eleições de 2018, quando era vice-prefeito de Assis, candidatou-se ao cargo de deputado Estadual. A disputa foi acirrada entre ele e Quinteiro, e contava com a popularidade do Governo Municipal para se eleger. O resultado não foi o esperado. Nas eleições seguintes, em 2020, Márcio não foi candidato a vice-prefeito, mas sim a vereador e renunciou antes de ser publicada sua condenação em 3ª instância pela 'Lei da Ficha Limpa'.

Divulgação - Marcio Veterinário - Foto: Internet
Marcio Veterinário - Foto: Internet

Márcio Veterinário não atendeu à solicitação de responder ao Portal AssisCity sobre sua possível candidatura e nem sobre suas expectativas.

Coronel Franco

Adilson Luís Franco Nassaro, o Coronel Franco, apostou na popularidade do militarismo no Brasil e ingressou na política em 2020 como candidato a prefeito de Assis. Ele angariou apenas 1.667 votos, o equivalente a 3,67% dos votos válidos. Segundo informou ao Portal AssisCity, ele não pretende se candidatar.

Divulgação - Coronel Franco - Foto: Divulgação
Coronel Franco - Foto: Divulgação

Coronel Franco enviou ao Portal AssisCity o que se segue: "No momento não tenho interesse em me candidatar. Mas aprendi que não se deve dizer "nunca farei isso", porque os cenários mudam rapidamente. Foi uma rica experiência participar das eleições em 2020. E quanto às expectativas, quero continuar cumprindo bem minhas obrigações como cidadão, morador de Assis, do Estado de São Paulo, do Brasil".

Professor Campanatti

Reynaldo Campanatti Pereira, Professor Campanatti, Patriota, foi candidato a deputado Federal em 2018, em 2020 lançou seu nome para o cargo de prefeito, mas também não teve a quantidade de votos que vislumbrava e ficou como o lanterninha da eleição com 1.073 votos. A previsão é que se candidate novamente ao mesmo cargo nesse.

Divulgação - Reynaldo Campanatti - Foto: Divulgação
Reynaldo Campanatti - Foto: Divulgação

Professor Campanatti em atendimento à solicitação manifestou: "Tenho conversado bastante sobre questão eleitoral. Na eleição deste ano de 2022, os amigos, incentivadores e algumas lideranças importantes (de Assis e região), querem e insistiram para que eu concorra ao cargo de deputado Federal, como concorri em 2018. Aceitei o desafio de trabalhar pra isso, como provável candidato, até porque tendo trabalhado em Brasília como secretário Nacional da Economia Criativa, consegui deixar algumas "portas" abertas para poder ajudar Assis e a região como um todo. As minhas expectativas são, primeiramente, de que Assis e o Vale do Paranapanema realmente acreditem na importância de ter um representante eleito, de Assis e região, para atuar em Brasília. Afinal, o último deputado Federal da região foi eleito há mais de 35 anos. Essa ausência de um deputado Federal tem gerado grandes perdas para Assis e região. Outra expectativa é de que além de alguns temas de interesse nacional, possamos debater e levar pra Brasília um grande projeto de desenvolvimento econômico que considere o eixo regional do nosso Vale. Acredito muito nisso".

Português

Reinaldo Farto Nunes, o Português, do PT, com 10 eleições nas costas, disputou cinco eleições como candidato a vereador, eleito apenas três vezes, continua levantando a bandeira do PT. O ex-vereador de Assis acumula sete derrotas; uma como candidato a deputado Federal, em 1998, primeira vez que postulou seu nome a cargo eletivo, duas a vereador, três a deputado Estadual e uma a prefeito.

Divulgação - Português - Foto: Internet
Português - Foto: Internet

Com a derrocada do partido, abocanhado por escândalos de corrupção, Português ficou fora de pleito eleitoral apenas em 2018.

Agora, segundo ele, "não teve nenhuma discussão ainda no partido".

Resta esperar para saber se as especulações se confirmam, e então Assis teria mais um candidato a deputado Federal, o Timba, e dois a Estadual, Alexandre Cachorrão e Camarguinho.

Receba nossas notícias em primeira mão!