Buscar no site

Eleições 2024: Pré-candidata a prefeita, Cristiani Silvério critica a velha política e almeja mais desenvolvimento para Assis

As eleições 2024 ocorrem em todo o país em 06 de outubro desse ano

Redação AssisCity

  • 19/07/24
  • 16:00
  • Atualizado há 7 semanas

O Portal AssisCity, em parceria com a Rádio Difusora, segue com a série de entrevistas com pré-candidatos a prefeito de toda a região. Nesta quinta-feira, 18 de julho, os apresentadores Elielton de Oliveira e Gerônimo Paes receberam a pré-candidata a prefeita de Assis, Cristiani Silvério, do Republicanos.

Funcionária pública há trinta e cinco anos, Cristiani participou da implantação do SUS em Assis e atuou na gestão da Saúde por trinta anos. Ela foi secretária da Saúde entre 2020 e 2024 e é a candidata apoiada pelo atual prefeito José Fernandes.

O atual chefe do poder executivo está em seu segundo mandato e sobre a escolha para a sucessão, Silvério explica: "o prefeito vem conversando sobre a necessidade dessa gestão ter continuidade com as transformações e desenvolvimento que vem passando. A cidade está em um momento muito bom. Ele deu oportunidade para todos e fez uma avaliação de qual era a pessoa que mais se destacava na opinião da população. O meu nome foi o que mais se destacou". Cristiani considera o atual prefeito como uma referência e afirma ele será um conselheiro em seu possível mandato: "ele vai estar junto com a gente", comenta.

Portal AssisCity - A pré-candidata à Prefeitura de Assis, Cristiani Silvério, do Republicanos - Foto: Portal AssisCity
A pré-candidata à Prefeitura de Assis, Cristiani Silvério, do Republicanos - Foto: Portal AssisCity

Cargo no executivo

A ex-secretária da Saúde se considera pronta para exercer o cargo de chefe do poder executivo por ter experiência de gestão dentro da Saúde durante sua carreira profissional: "a liderança é conquistada com comprometimento, com caráter e escuta ampliada. Eu liderei a Saúde de Assis em um momento muito difícil, na pandemia, e tomei decisões que fizeram a diferença na vida das pessoas. Assis sempre esteve à frente dos outros municípios em vacinação. Tivemos prêmios reconhecidos nacionalmente".

A republicana é apoiada pelo partido MDB e garante ter o apoio do governador Tarcísio de Freitas que é do seu partido: "ele me apoia. É o governador e é do nosso partido. A gente ganhando a eleição, isso será muito bom para Assis", afirma.

Escolha do pré-candidato a vice-prefeito

O pré-candidato a vice-prefeito é Fábio Nossack, do MDB, e foi uma escolha de Cristiani. Ele exerceu os cargos de secretário de Meio Ambiente e de Obras durante a atual gestão: "não queria uma escolha política. Queria um perfil técnico e trabalhar com uma pessoa com o mesmo perfil que tenho. Perfil técnico e que pensa em políticas públicas. Tenho certeza de que ele fará toda a diferença em nossa administração", explica.

Cristiani considera que nas três décadas em que atuou na Saúde pôde observar "prefeitos que entraram com equipes que não tinham a menor condição. E quando isso acontece a cidade retrocede. Nós não podemos retroceder", afirma.

Ideias e propostas

A política afirma ter um diagnóstico do que precisa avançar no município e exemplifica citando o transporte público destacando gratuidade do serviço, mas que por conta do crescimento da cidade e a criação de novos bairros é necessário avançar em pontos e horários. Ela cita também a questão do lixo: "está sendo discutido no CIVAP, o projeto em que transforma o resíduo sólido em energia limpa. São quinze municípios que fizeram um investimento de cinquenta milhões para montar a central de tratamento e será um avanço muito grande para Assis. Outra questão é a segurança pública. O prefeito enviou para a Câmara o projeto de guarda municipal, mas não avançou e nós estamos pensado muito no plano municipal de segurança pública e em uma secretaria que poderia abarcar a mobilidade urbana e a segurança. Para a segurança nas escolas seria um avanço enorme", projeta.

Sobre emprego e renda, Cristiani comenta que recentemente foram realizados leilões de áreas públicas em que muitas empresas participaram e existe a estimativa de que isso irá gerar direta e indiretamente cerca de mil empregos: "a geração de emprego passa pela formação de mão de obra capacitada e pelas instituições de ensino. Isso traz um impacto significativo para o desenvolvimento de emprego. A cidade precisa continuar nesse ritmo de desenvolvimento. A cidade está viva em todos os aspectos. No aspecto da infraestrutura, no lazer temos o Parque das Águas, o Eco Parque, o Eco Lago e tantas coisas boas que aconteceram. O que eu espero é que a gente continue fazendo nossa lição de casa, continue colocando Assis nos trilhos do desenvolvimento e dando dignidade para o nosso povo buscando os recursos dos governos estadual e federal", explica.

Ao analisar a saúde financeira do município, ela considera que é possível manter o nível de avanços que relatou: "é possível e nós já provamos que é possível. Na secretaria da Saúde nós temos uma central de distribuição e abastecimento de medicamentos que é uma obra de milhões sendo finalizada e renovação de toda a frota. A cidade está em movimento. Isso é graças a austeridade e as pessoas que estão administrando e pensando no recurso público com muito critério", afirma.

Projeções

Como primeira atitude em seu possível mandato, Silvério tem a intenção de conversar com todos os servidores públicos por serem fundamentais na administração e almeja transformar as questões relacionadas a valorização que não é apenas salarial, mas que envolvem outras políticas que envolvem a gestão de pessoas desde a saúde até a estrutura de trabalho: "pretendo transformar o setor de recursos humanos da prefeitura, que hoje é voltado a questão de pagamento e frequência, em uma política voltada para o servidor", explica.

A ex-secretária da Saúde analisa que o maior desfaio é dar continuidade ao que vem sendo desenvolvido: "o governo José Fernandes fez uma transformação na cidade. É dar continuidade na questão do asfalto, levar a cultura perto da população, o esporte e muitos outros governos irão pensar diferente. Nós precisamos ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos que beneficia desde os pequenos produtores rurais que produzem alimentos até as famílias carentes. Hoje cerca de seiscentas famílias são beneficiadas. Isso é um desejo nosso e nós participamos da implantação e do planejamento em todas as áreas", explica.

Cristiani comenta que caso não seja eleita o cenário será "muito triste para Assis" e que tem observado "fotos de pessoas que atrapalharam muito o desenvolvimento da cidade. Eu cito o Parque das Águas em que nós tivemos que devolver mais de um milhão de reais por conta de um ex-vereador que hoje tem uma posição em um outro grupo. Nós precisamos lembrar a população de Assis que nós rompemos com as velhas práticas políticas e conseguimos provar para a população, que estava presa a essas práticas, como é ter um governo sério e que não compactua com essas práticas. Nós não podemos retroceder. A população pôde experimentar um governo virtuoso e que quebrou paradigmas. Eu experimentei administrações boas e ruins, em seis meses tudo o que aconteceu se perdeu. As secretarias foram loteadas e entrava gente que não sabia o que estava fazendo. Nós não podemos retroceder e eu tenho certeza de que o povo vai reconhecer tudo o que foi feito nessa cidade", diz.

A pré-candidata compara o seu grupo com a formação de grupos de oposição para a disputa eleitoral e afirma: "é só olhar o cenário que está se desenhando na política e a união de pessoas. Nós não fazemos conchavos com ninguém, nós não vamos lotear a prefeitura, o nosso projeto é um projeto maior. Continue acreditando no nosso trabalho e que nós podemos continuar esse governo virtuoso que fez as maiores transformações e preste muita atenção nas movimentações que estão acontecendo no cenário político", enfatiza.

Em sua mensagem final, Cristiani diz: "nós estamos muito empenhados e com muita responsabilidade para continuar, governar e trazer o que há de melhor de um grupo de pessoas que não mediu esforços para que a cidade passasse por todas as transformações. Eu vou honrar o compromisso que fiz com José Fernandes e com a população para que a gente possa continuar o desenvolvimento, para que a gente não retroceda e para que possamos trazer melhorias e qualidade de vida para o nosso povo", finaliza.

As eleições 2024 ocorrem em todo o país em 06 de outubro desse ano.

Receba nossas notícias em primeira mão!