Buscar no site

Em uma semana de inspeções na região, Energisa recupera energia suficiente para abastecer 760 casas populares

Ligações clandestinas e intervenções na rede foram identificados em imóveis nas cidades de Alexandria, Assis, Palmital, Paraguaçu Paulista, Rancharia e Tupã

Divulgação

  • 26/02/23
  • 09:00
  • Atualizado há 56 semanas

A Energisa Sul-Sudeste divulgou o balanço da operação especial realizada na última semana em combate a furtos e fraudes de energia na região. Foram realizadas 41 inspeções de imóveis sob suspeita, sendo confirmadas dez irregularidades que, juntas, totalizaram um desvio de 152.071 kWh de energia. Essa quantidade seria suficiente para abastecer 760 casas populares durante um mês.

As equipes técnicas da Energisa realizaram inspeções em imóveis residenciais e comércios, em áreas urbanas e rurais dos municípios de Alexandria, Assis, Palmital, Paraguaçu Paulista, Rancharia e Tupã. Entre as irregularidades estavam imóveis com ligações clandestinas feitas direto na rede da concessionária, bem como casas e estabelecimentos comerciais com medidores adulterados para impedir a contabilização do real consumo de energia no local.

"São situações de risco à segurança tanto da comunidade como do sistema elétrico. Além disso, essas intervenções na rede elétrica geralmente são feitas por pessoas que não têm conhecimento técnico. Isso potencializa o perigo de acidentes como choque elétrico, incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros", explica o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza.

Ação contínua

Acompanhar o consumo médio e realizar inspeções técnicas em situações suspeitas faz parte da rotina de trabalho preventivo da Energisa. Só no ano passado, nas 27 cidades atendidas pela Energisa Sul-Sudeste nas regiões de Assis e Tupã, a concessionária inspecionou 1.325 imóveis, sendo que foram confirmadas 134 irregularidades e um desvio total de 888.579 kWh de energia, suficiente para abastecer 4.443 casas populares por um mês.

O prejuízo financeiro desse desvio ultrapassou R$ 677 mil, impactando na qualidade da energia e no bolso de quem paga a conta regularmente. "A energia desviada acaba sendo dividida entre os consumidores que pagam a conta em dia. Ou seja, o prejuízo financeiro do furto de energia vai para todos os clientes regulares. Por isso a importância da comunidade denunciar a prática", acrescenta Renan.

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.

Receba nossas notícias em primeira mão!