Energisa reforça orientações de segurança para evitar acidentes elétricos durante feriado prolongado
Curto-circuito e incêndio provocados por instalações irregulares e improvisos na rede elétrica estão entre os riscos à população
Assessoria de Comunicação
- 14/11/24
- 08:00
- Atualizado há 2 semanas
Semana de feriado prolongado do Dia da Proclamação da República pode ser sinônimo de viagem em família ou de muita comida, música e diversão em casa mesmo. Por esse motivo, a Energisa Sul-Sudeste reforça as orientações de segurança à comunidade, com o intuito de conscientizar sobre as práticas mais comuns que aumentam os riscos de acidentes envolvendo eletricidade em ambas as situações.
"É importante reforçar o risco de improvisar extensões, ligações provisórias e adaptações para instalar uma iluminação diferenciada ou até um equipamento de som. São pequenos descuidos que podem acabar com a alegria da festa e custar uma vida", alerta Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste.
De forma didática, Rodrigo destaca as principais situações de risco e como evitá-las: para quem vai se reunir em chácaras, sítios ou fazer aquele churrasco em áreas abertas, o principal problema é com as instalações temporárias para iluminar ambientes externos. Isso porque há quem use extensões, benjamins (Ts) para vários equipamentos e até fios desencapados para improvisar e "puxar energia".
"Realizar esses serviços sem os devidos conhecimentos técnicos é se expor ao risco de provocar um curto-circuito, sofrer um choque elétrico e até um acidente fatal é muito grande", complementa Rodrigo.
Aos adeptos às piscinas fica mais um alerta: nunca manuseie equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado e sem usar calçados.
Brincadeira segura
Já que o assunto é folga, a Energisa reforça o alerta aos pais sobre os riscos de acidentes envolvendo crianças e eletricidade: os pequenos precisam ser monitorados o tempo todo para não colocarem plugues na boca, nem mexerem em fios ou inserir objetos na tomada. Por falar em tomada, não permita que as crianças utilizem celulares e tablets enquanto estão carregando. Não conecte vários aparelhos juntos na mesma tomada. Pode haver uma sobrecarga, seguida de um curto-circuito e até incêndios de grandes proporções.
Por fim, para quem gosta de brincar ao ar livre, a concessionária orienta a procurar áreas abertas como campos e parques. Soltar pipas, subir em árvores ou lançar objetos perto da fiação ou equipamentos da rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda provocar a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas.
Na estrada
Quem vai aproveitar para sair de casa um pouco, a Energisa orienta sobre os riscos de acidentes de trânsito envolvendo postes. Uma ocorrência como essa representa inúmeros problemas para motoristas, passageiros, pedestres e comunidade em geral.
"Quando falamos da segurança, além de fraturas e outros problemas físicos que os envolvidos podem sofrer, as colisões em postes potencializam os riscos de curto-circuito, incêndio, choque elétrico e fatalidade", diz Rodrigo.
Além das graves consequências para os ocupantes dos veículos na hora da batida, outras pessoas correm o risco de sofrer um choque elétrico, até fatal, ao ter contato com cabos energizados caídos no chão ou sobre o veículo. "É imprescindível que os ocupantes do veículo permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança", orienta.
Quem se deparar com um acidente precisa manter a distância e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e com a Energisa pelo 0800 70 10 326, que enviará equipes no local para executar os procedimentos com toda a segurança.