Buscar no site

Escola de Assis realiza aula no campo para alunos do 2º ano

O projeto é chamado "Olho d'água - Nascentes Urbanas" e faz parte de matérias do novo Ensino Médio

Redação AssisCity

  • 31/05/22
  • 09:00
  • Atualizado há 99 semanas

Nos dias 19 e 20 de maio a Escola Estadual Professor Carlos Alberto de Oliveira da cidade de Assis preparou uma aula diferente para os alunos do 2º ano C e 2º ano D do Ensino Médio, o projeto: "Olho d'água - Nascentes Urbanas".

Foi realizada a aula no campo, um projeto sobre as nascentes da região de Assis, que faz parte da matéria de Água Solvente Universal (ASU) e zoonoses tropicais, itinerário informativo do novo Ensino Médio.

Os alunos visitaram as nascentes do Barro-branco e Jacu, acompanhados pelos professores Cláudio Vieira de Biologia e Maria Fernanda de Química.

Segundo o professor Cláudio, essas aulas fazem parte da segunda fase do projeto "Olho d'água - Nascentes Urbanas", desenvolvido nas aulas Eletivas da escola.

A primeira etapa do projeto foi desenvolvida nas aulas remotas durante a pandemia, quando os alunos trabalharam a Identificação das Áreas de Nascente Urbanas do Município de Assis por via satélite onde foram identificadas mais de 15 nascentes - APP (Área de Proteção Permanente) em área urbana da cidade.

Divulgação - Alunos na aula de campo - Foto: Divulgação
Alunos na aula de campo - Foto: Divulgação

Os alunos aprenderam, através das coordenadas geográficas passadas pelo professor, a identificar as áreas pelo Google Earth e tirar as fotos de satélite das mesmas.

O objetivo principal dessas aulas é colocar os alunos como agentes multiplicadores da proteção ambiental, entender a importância, reconhecer e preservar as Áreas de Nascentes Urbanas, além de viver e aprender na prática temas como sustentabilidade, ciência e urbanização.

Divulgação - Alunos do 2º ano D - Foto: Divulgação
Alunos do 2º ano D - Foto: Divulgação

Segundo as alunas Bia e Gabi, as aulas são importantes para o reconhecimento das Áreas de Preservação Permanente do Município, interação entre os alunos e a comunidade local, entendimento da importância das nascentes urbanas, sua conservação e instigar o debate sobre ecologia e economia.

Divulgação - O projeto é chamado
O projeto é chamado "Olho d'água - Nascentes Urbanas" - Foto: Divulgação

Os alunos Mauro e Mateus coletaram pegadas de animais silvestres, Ana e Beatriz, calçada com suas botas, entraram na mata ciliar e coletaram folhas chaves de espécies arbóreas nativas para posterior identificação no herbário da escola. Luís e Jonathan gravaram cantos de pássaros. Ana Laura, Thiago e Gustavo coletaram amostras de água para posterior aula de análise química no laboratório da escola.

Divulgação - Professor com os alunos - Foto: Divulgação
Professor com os alunos - Foto: Divulgação

Também foram plantadas árvores de espécies nativas da região. A parte da educomunicação ficou por conta da aluna Lorena, cm fotos e filmes para postagem.

A professora Maria Fernanda destaca a importância do projeto para as aulas práticas dos Itinerários Formativos e parabeniza todos os alunos que participaram da aula de campo e se dedicaram para a preparação e bom andamento das atividades propostas, os pais que apoiaram e a gestão escolar que deu todo suporte para o desenvolvimento da atividade.

Receba nossas notícias em primeira mão!