Buscar no site

Família de pedreiro aposentado pede doação de sangue O+ em Assis

Maurício Ribeiro de Almeida passará por uma cirurgia no estômago

Redação AssisCity

  • 18/10/21
  • 11:00
  • Atualizado há 131 semanas

O pedreiro aposentado Maurício Ribeiro de Almeida, de 71 anos, está lutando contra um câncer e passará por uma cirurgia no estômago. Ele precisa de doação de sangue.

Para ajudar, basta se dirigir ao Hemocentro do Hospital Regional de Assis, o mais rápido possível, e fazer as doações, o tipo sanguíneo do pedreiro é O+.

A família de Maurício pede a ajuda da população. "Sabemos que a doação de sangue salva vidas, o Maurício tomou cinco bolsas já, precisamos repor o estoque do Hemocentro para que ele possa fazer a cirurgia com segurança", explicou.

Divulgação - Maurício Ribeiro de Almeida, 71 anos
Maurício Ribeiro de Almeida, 71 anos

Como Doar?

Para doar basta comparecer ao Hemonúcleo do Hospital Regional de Assis, na Praça Dr. Symphrônio Alves dos Santos, s/n, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 11h.

Para ser um doador de sangue é necessário: ter entre 18 e 65 anos; estar em boas condições de saúde; pesar no mínimo 50 quilos; estar bem alimentado; apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho ou CNH).

Alguns motivos que impedem temporariamente a doação de sangue: resfriado (neste caso aguarde sete dias após desaparecimento dos sintomas); gestante; parturiente: (neste caso deve aguardar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana); amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses); ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; ter realizado tatuagem nos últimos 12 meses.

Não podem doar: com antecedentes de Hepatite, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, usuários de ilícitas injetáveis ou pessoas infectadas por Malária.

Homens podem doar sangue até quatro vezes no ano, respeitando intervalos de 60 dias; mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

Ser um doador de sangue é um gesto de solidariedade e cidadania, uma única doação pode salvar até três vidas.

Receba nossas notícias em primeira mão!