Buscar no site

Filme de Assis representa o Brasil no maior festival de curtas do mundo realizado na França

O festival acontece entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2023, onde serão exibidos 78 filmes de diversos países.

Divulgação

  • 16/12/22
  • 09:00
  • Atualizado há 70 semanas

Depois de ser premiado em festivais nacionais, o filme assisense produzido no Jardim Santa Clara, 'Ainda Restarão Robôs Nas Ruas Do Interior Profundo', foi selecionado para a mostra competitiva do 45º Festival Internacional de Curtas Metragens de Clermont-Ferrand, na França, o maior festival de curtas-metragens do mundo.

O festival acontece entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro de 2023, onde serão exibidos 78 filmes de diversos países.

'Ainda Restarão Robôs Nas Ruas do Interior Profundo' é um curta-metragem de ficção que narra a jornada de Luquinha e seus amigos na busca por uma égua de estimação perdida. O grupo parte de um bairro periférico à beira da zona rural num comboio de motos e acaba se deparando com resquícios dos movimentos de extrema-direita que tomaram as ruas do interior paulista nos últimos anos.

divulgação - Filme foi selecionado e participará do festival na França - Foto: Divulgação
Filme foi selecionado e participará do festival na França - Foto: Divulgação

O filme é dirigido por Guilherme Xavier Ribeiro, com roteiro de Daniel Rone e produção de Fernanda Scudeller, através da Oeste Cooperativa Audiovisual. Foi filmado no Jardim Santa Clara, bairro de habitação social de Assis, interior de São Paulo, com elenco composto por jovens do próprio bairro e roteiro desenvolvido a partir de histórias locais.

Foi finalizado em 2022, ano em que venceu o prêmio de Melhor Filme (Prêmio Canal Brasil de Curtas) no 33º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta KinoForum. No mesmo ano, foi premiado com o 'Troféu da Crítica de Melhor Curta-Metragem' na 9ª Mostra de Cinema de Gostoso (RN) e com 'Melhor Roteiro' no 24º Festival Kinoarte de Cinema, em Londrina-PR.

"É de uma alegria do tamanho do mundão anunciar que o filme fará sua estreia internacional naquele que pode ser considerado o maior festival de curtas-metragens do planeta. "Robôs" representa o Brasil e o Interior Profundo. Nossos agradecimentos a toda nossa equipe, ao Santa Clara, e à comunidade do cinema interiorana que abraçou esse filme", agradece o diretor Guilherme Xavier Ribeiro.

A produção integra o projeto Polo Audiovisual do Velho Oeste, apoiado pela FEMA (Fundação Educacional do Município de Assis), que trabalha na viabilização de novas narrativas audiovisuais no Oeste Paulista, e foi financiada pelo edital emergencial Aldir Blanc Assis.

Receba nossas notícias em primeira mão!