Buscar no site

Fotógrafo assisense registra ninhada de patos selvagens no lago do Ecoparque em Assis

Detalhe chamou atenção de Wagner, que compartilhou o registro com a redação

Redação AssisCity

  • 04/08/22
  • 11:00
  • Atualizado há 85 semanas

Na manhã de quarta-feira, 3 de agosto, o fotógrafo José Wagner de Moraes registrou um momento único da natureza, no lago do Ecoparque em Assis.

Nas imagens compartilhadas com a redação do Portal AssisCity é possível ver uma ninhada de Cairina Moschata, conhecido popularmente como Pato Selvagem.

A fêmea nada tranquilamente com os filhotes ao seu lado, e Wagner destaca o momento registrado no Ecoparque. "Isso é sinal de nossa natureza está equilibrada e se reproduzindo".

José Wagner de Moraes - Patos Selvagens no lago do Ecoparque em Assis - Foto: Divulgação/José Wagner de Moraes
Patos Selvagens no lago do Ecoparque em Assis - Foto: Divulgação/José Wagner de Moraes

O Pato Selvagem

Ao contrário dos exemplares domésticos, as aves selvagens têm o corpo todo negro, com uma área branca nas asas. Esse branco, nem sempre visível quando pousado, torna-se nítido ao voar e é bastante extenso, aumentando com a idade.

Alimentam-se de raízes, sementes e folhas de plantas aquáticas, apanhadas flutuando ou através de filtragem da lama do fundo. Nadam com a cabeça e pescoço afundados, enquanto buscam alimentação. Também apanham pequenos invertebrados nessas filtragens.

José Wagner de Moraes - Cairina Moschata, conhecida como Pato Selvagem - Foto: Divulgação/José Wagner de Moraes
Cairina Moschata, conhecida como Pato Selvagem - Foto: Divulgação/José Wagner de Moraes

Os ninhos são feitos em ocos de árvores, às vezes palmeiras mortas cujo interior está oco. Muitos são ninhos a 5 ou 6 metros de profundidade em relação à boca, localizados próximo à água ou na margem das matas próximas. O filhote sai do ninho logo depois do nascimento, sendo chamado pela pata, do lado de fora. A ninhada segue-a, caminhando para a água mais próxima. O período reprodutivo vai de outubro a março.

Receba nossas notícias em primeira mão!