Buscar no site

Fotógrafo se destaca registrando imagens da zona rural de Palmital

Cleison Ferreira descobriu o poder da fotografia em 2014

Redação AssisCity

  • 18/06/22
  • 08:00
  • Atualizado há 95 semanas

A fotografia permite que as pessoas vejam lugares e coisas do cotidiano com o olhar do fotógrafo e foi esse poder que encantou Cleison Ferreira, de 29 anos, morador de Palmital.

Quando criança sempre curioso e com o passar do tempo um amante da arte, iniciado pela música, Cleison foi aos poucos se apaixonando pelas artes plásticas e o cinema.

"Em 2014 comecei a frequentar o sítio de um amigo. Um lugar cheio de Natureza. Nessa época ele fazia muitas fotos desse local. Ele via coisas que eu não conseguia enxergar mesmo estando no mesmo lugar. Então vi o poder da fotografia: tornar visível o que é praticamente invisível", contou o fotógrafo.

Divulgação - Céu estrelado - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira
Céu estrelado - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira

Em 2016 Cleison comprou sua primeira câmera fotográfica e nunca mais parou de fazer fotos. O rapaz estudou muito pela internet para aprender o que é tecnicamente e artisticamente uma fotografia.

"Em 2020 entrei no curso de fotografia da FEMA e lá meus conhecimentos foram aprimorados graças aos ensinamentos dos grandes professores da instituição e à troca de experiência com os amigos de sala", pontuou Cleison.

Mesmo ainda tendo a fotografia como um hobby, seu sonho é tornar a arte como sua renda principal. "O que mais gosto de fazer é pegar minha moto e andar pela zona rural para encontrar novos elementos para serem fotografados", explicou.

Divulgação - Cleison Ferreira, 29 anos - Foto: Divulgação
Cleison Ferreira, 29 anos - Foto: Divulgação

Fotografias rurais

O Portal AssisCity conheceu o talento de Cleison por meio de seu site e seu belíssimo trabalho na área rural de Palmital, principalmente o registro das capelas rurais.

Historicamente, tais capelas representam o cerne da vida social e cultural de Palmital, cuja fundação ocorreu no início do século XIX, as quais eram conduzidas pela produção agrícola e pela fé, representada pela devoção aos santos católicos e pelas festividades religiosas.

"Deste ponto de vista, as capelas rurais registradas neste trabalho, são parte fundamental da vida cotidiana da sociedade palmitalense, a qual girava em torno do trabalho, da participação em missas e de festas destinadas a santos", pontua Cleison.

Divulgação - Capela Sagrado Coração de Jesus, Água da Aldeia, Palmital - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira
Capela Sagrado Coração de Jesus, Água da Aldeia, Palmital - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira

Em sua série intitulada 'Êxodo Rural', o fotógrafo registra através de suas fotografias os "restos" do que antes costumava ser o cenário a vida cotidiana da sociedade palmitalense.

"Na infância eu colecionava figurinhas, hoje coleciono o registro da vida que passa diante dos meus olhos", finalizou Cleison.

Divulgação - Êxodo Rural em Palmital - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira
Êxodo Rural em Palmital - Foto: Divulgação/Cleison Ferreira

Você pode acompanhar o trabalho do fotógrafo seguindo-o no Instagram pelo @_cleison.ferreira ou pelo site cleisonferreira.alboompro.com

Confira um pouco do trabalho de Cleison:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais