Buscar no site

Fundação Futuro: alicerce para o futuro de nossa cidade

Fundação também pode ser definida como a base sobre a qual se constrói um edifício

Fernando Nascimento

  • 30/04/23
  • 12:00
  • Atualizado há 50 semanas

57/118

Fundação é uma instituição privada ou do Estado que é fundada na constituição de um patrimônio, buscando determinado fim em benefício da coletividade. Na definição do Código Civil, em seu artigo 62, seu instituidor poderá especificar o fim a que se destina, e declarando, se quiser, a maneira de administrá-la.

Fundação também pode ser definida como a base sobre a qual se constrói um edifício.

Divulgação - Fundação Futuro - Foto: Divulgação
Fundação Futuro - Foto: Divulgação

O capítulo de hoje pode muito bem ser uma junção das duas definições, uma instituição e um alicerce para o futuro de nossa cidade: a Fundação Futuro.

Fundada em 25 de agosto de 1999, pelo Rotary Club Assis do Vale, a Fundação tem como público-alvo adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, de ambos os sexos, para a orientação e promoção à cidadania, mediante acompanhamento social e propostas de aprendizagem profissional. Em outubro do mesmo ano, foi aprovado o Estatuto Social da Fundação Futuro.

Divulgação - Fundação Futuro: alicerce para o futuro de nossa cidade
Fundação Futuro: alicerce para o futuro de nossa cidade

Em seguida, foi sugerido que a Fundação assumisse a administração da Guarda Mirim de Assis, porque a Prefeitura não poderia mais administrar esse projeto, em razão de questões legais, que impediriam o poder público de ofertar esse serviço de encaminhamento para o mundo do trabalho. Assim, a Fundação Futuro assumiu a administração desse projeto, que passou a se chamar Legião Mirim. Há relatos na internet da existência da antiga guarda mirim desde a década de 1960. Assim, a FF passou a dar continuidade a um projeto de aproximadamente 40 anos de existência, na época.

Seus dois grandes projetos oferecem oficinas socioeducativas, orientações psicossociais e cursos profissionalizantes, voltados às diferentes ocupações do mercado de trabalho, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social, e da Aprendizagem Profissional, mediante cadastro e validação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Divulgação - Guarda Mirim 1960 - Foto: Divulgação
Guarda Mirim 1960 - Foto: Divulgação

O Projeto Legião Mirim, desde 1999 atende, em média, 250 participantes por ano, entre 16 e 24 anos, bem como suas famílias, baseado na Lei da Aprendizagem, Lei nº 10.097/00, que regulamenta a contratação do Profissional Aprendiz. Nele, os jovens são preparados para o mercado de trabalho, com desenvolvimento das cada vez mais exigentes competências necessárias, sem descuidar da educação escolar.

Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e a cultura de sua empresa. São oferecidos os cursos de Operações em Supermercado e Varejo, Auxiliar Administrativo e Atendimento e Vendas. Todos têm a totalidade de seus direitos trabalhistas assegurada, além de acompanhamento familiar, escolar, treinamentos e capacitações, reuniões com seus familiares, trabalho em grupo, atendimento individual, auxílio com alimentação durante formação teórica, uniformes e manutenção da estadia nas empresas conveniadas, entre outros, conforme as demandas.

Já o Projeto Superação atende, desde 2011, cerca de 650 jovens por semestre, entre 14 e 18 anos, com proteção social básica, pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e, indiretamente, suas famílias. Promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a permanência na escola. O trabalho essencial deste serviço é a acolhida em seu sentido amplo, com orientação, encaminhamento, direcionamento e acompanhamento das demandas apresentadas por meio das oficinas socioeducativas, que são desenvolvidas de acordo com cada faixa etária. A formação socioeducacional oferecida é para possibilitar a inserção posterior no mercado de trabalho, pelo Projeto Legião Mirim.

Os cursos oferecidos são artesanato, automaquiagem, auxiliar de cabeleireiro, auxiliar em fotografia, capoeira, depilação, desenvolvimento pessoal, design de sobrancelhas, ética e cidadania, hip- hop, informática básica, língua espanhola, língua inglesa, língua japonesa, manicure, orientação para o mundo do trabalho, protagonismo social, robótica, roda de conversa, e teatro.

A Zona Azul - Estacionamento Rotativo, é uma ramificação do Projeto Legião Mirim. Funciona como uma concessão do serviço de monitoramento do estacionamento rotativo, pela Prefeitura Municipal de Assis, desde 2004. O trabalho, que era responsabilidade de uma empresa privada, foi transferido aos cuidados da Fundação Futuro, possibilitado por Liminar do Processo nº 1011/2013, que garante o trabalho dos menores de idade nas atividades de atendimento e vendas externo. É composto por uma média de 60 jovens entre 16 e 24 anos.

A condução das atividades tem sido, cada dia mais, promovida para que a população, compreenda o quão importante é o respeito às leis municipais, que instituem o estacionamento rotativo, pois garante o trânsito, no centro da cidade, com uma rotatividade que assegura a vaga estacionamento sem tempo elevado de procura.

Divulgação - Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

São importantes a ação e trabalho dos jovens, pois promovem desenvolvimento social, emprego e renda às famílias dos Jovens Aprendizes contratados pelo projeto, que são orientados por Fiscais e Coordenadores maiores de idade, que fazem trabalho de Integradores Sociais dos menores ao trabalho de atendimento e venda.

O trabalho da Zona Azul de Assis é sucesso de qualificação. Todos os menores têm a chance de progredir nas funções, dentro da entidade, principalmente, graças ao processo de valorização do trabalho desenvolvido. Todo o valor arrecadado na ZA é revertido para os próprios jovens.

A Fundação Futuro possui inúmeras certificações e mantém parceria de vários órgãos públicos e privados, inclusive faculdades. Possui em seu corpo funcional 16 colaboradores, além dos monitores De Zona Azul.

Divulgação - Cursos - Foto: Divulgação
Cursos - Foto: Divulgação

O Rotary Club de Assis do Vale, administrador da Fundação Futuro, e o Rotary Club Fraternal têm realizado vários eventos culturais e sociais, cujo intuito é contribuir com o desenvolvimento das atividades, principalmente na compra e aquisição de materiais de alto custo.

Pedimos perdão pelo textão de hoje mas, no dia que antecede o Dia do Trabalhador, falar da importância de iniciativas como a da Fundação Futuro é muito necessário. Saber que centenas de jovens têm suas vidas, e de suas famílias, transformadas e encaminhadas, é um alento em dias onde temos lido e ouvido sobre tantos crimes trabalhistas cometidos. Inclusive pelo trabalho social, considerando que estes jovens, o futuro de nossa cidade, terão menos oportunidades de trilhar caminhos errados.

Quem sabe, agora conhecedores de tais informações, entendamos melhor a importância dos sensacionais trabalhos prestados pela Fundação.

Só temos que agradecer.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais