Buscar no site

Fundo Social e UNESP promoverão minicursos de 'Sabão Sustentável'

População pode colaborar na doação de óleo de cozinha usado

Assessoria PMA

  • 21/10/21
  • 17:00
  • Atualizado há 130 semanas

O Fundo Social de Solidariedade em parceria com a UNESP de Assis realizarão nos meses de novembro e dezembro, minicursos gratuitos para produção de sabão líquido, sólido e em pó, com óleo de cozinha usado.

Os organizadores explicam que as datas para os minicursos estão sendo analisadas e em breve, serão anunciadas. Enquanto isso é necessário angariar mais óleo usado.

Interessados em doar o produto, podem entrar em contato com o Fundo Social pelo telefone (18) 3323-2423, para agendar a retirada em sua residência, ou se preferir, entregar na Rua Dr. Geraldo Nogueira Leite, n° 1735, na Vila Cambuí.

Divulgação - Projeto Sabão Sustentável é de extensão vinculado a UNESP de Assis -  Divulgação
Projeto Sabão Sustentável é de extensão vinculado a UNESP de Assis - Divulgação

A presidente do Fundo Social, Luciana Barreto Fernandes, frisa da importância dos minicursos e explica que esta será uma oportunidade de dar um fim correto e, ainda sustentável, ao óleo usado de cozinha, além da oportunidade de gerar renda.

"Com a transformação do produto em sabão, vamos manter a conservação do meio ambiente e contribuir com aqueles moradores que desejam mais uma opção de renda extra", enaltece Luciana.

O Projeto Sabão Sustentável é de extensão vinculado a UNESP de Assis, sob a coordenação da professora Drª Lucinéia dos Santos, que tem como objetivo transformar esse resíduo em um produto de valor agregado, valorizando o bioma e levando consciência ambiental à população da importância de conservá-lo.

Para o aluno do curso de Biologia da Unesp Assis, Rafael, "durante a aplicação dos minicursos, iremos ensinar também algumas técnicas para filtrar e purificar muito bem o óleo, já que ele se encontra bastante sujo por ter sido utilizado na cozinha, com isso, obtendo um ótimo sabão ao final de todo o processo. Por fim, caso os participantes queiram comercializar o produto desenvolvido, vamos proporcionar algumas atividades referentes a precificação e embalagem", ressalta.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais