Buscar no site

Igreja Assembleia de Deus: Quase 80 anos de bênçãos em Assis

Série de 118 anos de Assis

Fernando Nascimento

  • 09/04/23
  • 09:00
  • Atualizado há 53 semanas

36/118

Hoje contaremos uma história de quase 80 anos, de uma das maiores igrejas evangélicas da cidade: a Assembleia de Deus. Mas antes, contaremos um pouquinho de como a denominação chegou ao Brasil.

No ano de 1910, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg aportaram em Belém/PA, no dia 19 de novembro, vindos dos Estados Unidos. Em 1911, adeptos do chamado pentencostalismo, fundaram uma nova igreja e adotaram o nome de Missão de Fé Apostólica, que em 1918 passou a chamar-se Assembleia de Deus, em virtude da fundação das Assembleias de Deus nos Estados Unidos.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançaram o Amazonas e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegaram ao Sudeste por volta de 1922.

Em nossa região, chegou por volta do ano de 1944, quando a família Ferreira Gomes, mudou seu domicílio, do estado do Ceará para a cidade de Ipaussu/SP; de lá vieram para a Água da Aldeia, hoje Tarumã/SP.

Divulgação

Em 1946, Luiz Gomes, alugou um imóvel na rua J.V. da Cunha e Silva, em Assis, e ali iniciaram um ponto de culto,que acabou fechado, meses depois, por falta de condições financeiras para pagamento do aluguel.

Seu irmão mais novo, o evangelista Eliazar cedeu, então, a sala de sua casa para que, o trabalho não acabasse; assim, o ponto de culto foi transferido para rua 15 de Novembro.

Algum tempo depois, foi alugado um novo salão, na Rua Humberto de Campos. Em 1957, a cidade passa a pertencer ao Campo de Marilia, quando enviam para Assis, o Pr. Carlos Padilha de Siqueira, que continua os trabalhos.

Em 1960, Pr. Padilha, consegue autonomia para Assis, tornada Campo (uma espécie de região administrativa), com dez municípios, de Pedrinhas Paulista a Ribeirão do Sul. Comprou a primeira propriedade para a igreja, na rua Osvaldo Cruz que serviu de templo para o Campo, por dois anos. Sempre vivendo um crescimento, o povo foi mobilizado para arrecadar fundos para a construção de um templo, que comportasse todos os membros.

Conseguem comprar outra propriedade, à rua Sebastião Leite do Canto e iniciam a construção do templo sede do Campo; com muitos esforços e empenho de toda igreja, em trabalhos de mutirões, o novo templo foi inaugurado em 1966.

Por fim, em 2003, quando o templo sede, mais uma vez, não comportava o povo, o Pr. Pedro compra uma área de aproximadamente 5.000 m², na rua Capitão Francisco Rodrigues Garcia. Para ocupar o local, construiu uma tenda de lona para eventuais cultos evangelísticos, porém surpreso, pela quantidade de pessoas que ali chegavam, começou a estender o local, com algumas melhorias; assim, hoje o local conta, com um prédio de aproximadamente 700 m² de construção, para onde foi transferida a sede domiciliar do campo de Assis/SP., além de uma área vizinha de 9.840 m², para outras construções e estacionamentos.

Foram 09 pastores-presidentes do Campo, desde sua instalação em Assis. São quinze igrejas na cidade, e mais quinze na região,conforme nos informou Sérgio Ribeiro, 1º secretário da igreja sede na cidade.

A igreja Assembleia de Deus é uma parte importante de nossa história de amor com Assis.

Você tem alguma história com a AD?

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais