Buscar no site

Igreja Metodista em Assis: 87 anos de amor pelas pessoas da cidade

O Metodismo começou na Inglaterra, no século 18, a partir da experiência de fé de um jovem pastor anglicano chamado John Wesley

Fernando Nascimento

  • 14/05/23
  • 11:00
  • Atualizado há 49 semanas

71/118

Nossa história Especial Assis 118 anos de hoje será sobre uma das igrejas evangélicas mais antigas de nossa cidade. Falar da Igreja Metodista significa tradição e um povo que se preocupa com o próximo de uma maneira especial.

O Metodismo começou na Inglaterra, no século 18, a partir da experiência de fé de um jovem pastor anglicano chamado John Wesley (1703-1791). Quando era estudante da Universidade de Oxford, Wesley foi um dos líderes de um grupo de cristãos que se reunia regularmente com o objetivo de aperfeiçoar sua vida espiritual. Por causa de seus hábitos metódicos de estudo e oração, os estudantes acabaram sendo apelidados de "metodistas". Em 1738, Wesley sentiu-se chamado a renovar a Igreja Anglicana e a sociedade em que vivia, buscando a vivência de santidade individual e social. A mensagem de conversão individual e transformação da sociedade fez o movimento metodista crescer na Inglaterra e resultou na fundação da Igreja Metodista.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação
Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação

Uma das frases de Wesley foi "Deus começa a sua obra com as crianças". Ele aprendeu a ler na própria Bíblia pelas mãos de sua mãe Susana, e nunca deixou de se preocupar com os corações e as mentes das crianças. Ao Movimento Metodista - e a João Wesley certamente - o cristianismo deve hoje o interesse pelas crianças.

O surgimento da Escola Dominical no seio do Movimento Metodista, um dos primeiros espaços conquistados pelas crianças numa igreja cristã, se deveu sem dúvida àquelas preocupações de Wesley. Já em Savannah, na Georgia, por volta de 1736-1737, onde servia como missionário, Wesley se reunia com crianças para ensiná-las no caminho da Bíblia. Alguns chegam até a achar que ali é que foi inventada, por Wesley, a Escola Dominical, segundo informações do portal nacional da igreja https://www.metodista.org.br/ .

Em 1742, foi criado um sistema de "classes", grupos pequenos de aproximadamente 12 pessoas nos quais os metodistas se aconselhavam e prestavam contas mutuamente de sua vida espiritual.

Divulgação - Igreja de madeira, década de 70 - Foto: Divulgação
Igreja de madeira, década de 70 - Foto: Divulgação

Junius Estaham Newman, pastor metodista e Superintendente Distrital, foi o pioneiro da obra metodista permanente no Brasil. "J. E. Newman, recomendado para a Junta de Missões para trabalhar na América Central ou Brasil": essa foi a nomeação que ele recebeu em 1866, na Conferência Anual. Após ter servido durante a Guerra Civil Americana, como capelão às tropas do Sul, observou que muitos metodistas do Sul emigraram para as Américas do Sul e Central e acompanhou-os.

Chegou ao Rio de Janeiro em agosto de 1867, mas fixou residência em Saltinho, cidade próxima a Santa Bárbara do Oeste, província de São Paulo. O primeiro salão de culto foi uma pequena casa, coberta de sapé e de chão batido. Newman pregava em inglês. Em 1876, a Junta de Missões da Igreja Metodista Episcopal Sul, despertada através da publicação das cartas nos jornais metodistas nos EUA, enviou seu primeiro obreiro oficial: John James Ranson. Dedicou-se ao aprendizado do português para proclamar a boa-nova aos brasileiros.

Divulgação - Culto - Foto: Divulgação
Culto - Foto: Divulgação

Em nossa região, a igreja começou em Cândido Mota, no ano de 1923. Anos depois, pastores da cidade vizinha resolveram iniciar um trabalho missionário aqui, inaugurado em outubro de 1935, os primeiros passos da igreja em território assisense. Foi construída uma primeira igreja de madeira, no terreno atual.

Nas décadas seguintes, o trabalho sempre cresceu, com pregação do evangelho, discipulado e ações voltadas para à comunidade.

Nos anos 80, o desafio da construção de outro espaço, em alvenaria. Com a participação de todos os membros, foram levantados os recursos necessários. Não podemos deixar de citar a atuação das mulheres da igreja, que com as vendas de seus pães caseiros, foram peças importantes nas campanhas de arrecadação.

Divulgação - Coral da igreja - Foto: Divulgação
Coral da igreja - Foto: Divulgação

O novo templo foi inaugurado no final da década, sob o pastoreio de Adonias Pereira do Lago, que cuidou das igrejas de Assis e de Cândido Mota concomitantemente. Hoje, Bispo Adonias é presidente do Conselho Episcopal da igreja no país.

A igreja conta com dois templos, a sede, na Rua João Pessoa, e a Vila Ribeiro, na Rua Leonor. Ambos reúnem quase 200 membros no total. As atividades da Escola Dominical são intensas, com classes para mulheres, homens, jovens, juvenis e crianças. Obrigado, Pr. Eduardo, pelas informações!

São quase 88 anos de amor prático da Igreja Metodista para com as pessoas de Assis. Grandes histórias, das quais muitos fizeram parte.

Divulgação - Igreja Metodista em Assis - Foto: Divulgação
Igreja Metodista em Assis - Foto: Divulgação

Um grande abraço para todas as mães, em especial para minha esposa Carla, minha mãe Helenice e minha sogra Deise. Feliz Dia!

Receba nossas notícias em primeira mão!