Buscar no site

Jovem assisense participa de corrida em montanha e percorre 100km durante três dias na Patagônia

João Matiolli de apenas 26 anos, viveu uma experiência incrível e desafiadora ao lado de atrações incríveis em um dos lugares mais lindos do mundo

Redação AssisCity

  • 22/12/22
  • 08:00
  • Atualizado há 69 semanas

O assisense João Antônio Camargo Matiolli viveu dias intensos, após participar de um desafio de corrida na Patagônia, ao lado de atrações incríveis.

A Patagônia é uma espécie de meca dos esportes de aventura e, de quebra, um dos lugares mais lindos do mundo frequentado pelos amantes da natureza.

João tem 26 anos, nasceu em Assis, mas morava com seus pais em Cândido Mota. Atualmente o jovem mora em Bauru, onde atua como engenheiro civil.

Ele conta que começou a correr na época da faculdade, incentivado por um amigo, que foi o mesmo que o apresentou esse desafio.

Divulgação - João ao lado do amigo Rodrigo - Foto: Divulgação
João ao lado do amigo Rodrigo - Foto: Divulgação

Divulgação - A experiência durou 3 dias - Foto: Divulgação
A experiência durou 3 dias - Foto: Divulgação

"É uma corrida de 100km, divididos por 3 dias na Patagônia. Nós corremos juntos, começamos e terminamos juntos. Foi uma experiência sensacional", relata.

Durante esses dias eles acamparam na beira dos lagos glaciais. Iniciaram a corrida na cidade de Villa La Angostura, cerca de 82 km de distância de Bariloche e assim puderam percorrer toda a região.

divulgação - Lagos glaciais onde João acampou - Foto: Divulgação
Lagos glaciais onde João acampou - Foto: Divulgação

"Subimos montanhas das Cordilheiras dos Andes, atravessamos bosques, lagos, locais com muita neve e muito vento. Aceitei o desafio, pois gosto de fazer coisas que as pessoas geralmente não fazem, gosto de sair do comum, ser um pouco, fora da curva padrão", explica João.

No total, foram 2 dias acampando e 22 horas de prova, acumulando uma subida de 4500 metros.

Divulgação - João teve 6 meses de preparação - Foto: Divulgação
João teve 6 meses de preparação - Foto: Divulgação

Para essa viagem e desafio foram 6 meses de preparação e João teve o auxílio na preparação física e mental com o personal Fernando Sousa de Cândido Mota, que mesmo não estando acostumado com esse tipo de corrida topou o desafio de preparar o atleta.

Divulgação - João Antônio Camargo Matiolli - Foto: Divulgação
João Antônio Camargo Matiolli - Foto: Divulgação

Fernando há 7 anos trabalha com saúde e performance, entregando resultados de forma integrada e dinâmica para a região, contou sobre a preparação de João.

"Eu e João já passamos por outros desafios, mas nada parecido como este. Para mim, foi algo inédito participar de algo tão grande e ao mesmo tempo tão perigoso. Pois, dentro dessa competição existem muitos riscos, mas mesmo assim entramos de cabeça juntos nesse propósito desde o início do ano", explica.

Fernando usou muita cautela para montar e monitorar o treinamento de João, já que o mesmo é uma pessoa comum, que tem uma profissão e outras obrigações. "Analisamos junto a competição e ao observar que ele enfrentaria, montamos um treino bem específico de corrida e fortalecimento. Focamos bastante nos pés, pois corrida em piso irregular danifica a musculatura do arco plantar", afirma o treinador.

Diante disso, o treinador conta que o que mais o surpreendeu foi a disciplina e foco de João durante os treinos e ter concluído todos. "Eu fiz uns testes mentais, mesmo sem ele saber, passando treinos em feriados, sábados e domingos, estimulando bastante variações de treino para saber se ele estava preparado ou não. E quando o resultado do treino foi entregue olhei pra ele e disse: 'João, você está pronto'", comenta.

João finaliza com muita gratidão e sensação de missão cumprida. Apesar do sofrimento durante esses dias, de ir sem nenhum apoio financeiro ou patrocínio, seu sonho foi realizado com sucesso. E claro, que os desafios não param por aí.

"Trabalhamos em silêncio e foi sensacional. Tudo, melhor daquilo que esperávamos", finalizou João.

Outras fotos na Patagônia enviadas por João:

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais