Buscar no site

Jovem pesquisadora de Assis chega à final de maior competição de Bioinformática do Brasil

Vitória Regina, estudante de Engenharia Biotecnológica na UNESP de Assis, está na final do XMeeting, maior congresso de Bioinformática da América Latina, após descobrir sua paixão pela área durante estágio na Roche Farmacêutica.

Redação AssisCity

  • 01/06/23
  • 08:00
  • Atualizado há 46 semanas

A jovem Vitória Regina, de 25 anos, natural de Guarulhos, está prestes a realizar um feito notável em sua jornada acadêmica. Após descobrir sua paixão pela Bioinformática durante um estágio na Roche Farmacêutica, a estudante do último ano de Engenharia Biotecnológica na UNESP de Assis está agora na final do XMeeting, o maior congresso de Bioinformática e Biologia Computacional da América Latina.

Desde que ingressou na universidade, Vitória tinha o objetivo de se tornar uma pesquisadora, mas estava em busca da área que mais a cativasse. Ela participou de pesquisas nas áreas de Bioimpressão 3D e Matemática aplicada com inteligência artificial, mas sentia que ainda não havia encontrado sua verdadeira vocação.

Foi durante seu estágio na Roche Farmacêutica, a maior empresa de Biotecnologia do mundo, que Vitória teve a oportunidade de explorar a Bioinformática. Sob a tutela de seu chefe, Renato Folena, ela aprendeu os primeiros passos da aplicação de modelos estatísticos e matemáticos em dados biológicos, o que mudou completamente sua perspectiva e definiu sua área de interesse.

divulgação - Vitória Regina, 25 anos - Foto: Reprodução/Instagram
Vitória Regina, 25 anos - Foto: Reprodução/Instagram

Determinada a aprimorar seus conhecimentos, Vitória solicitou uma oportunidade na Genentech, empresa do grupo Roche, onde teve contato com pesquisadores renomados e se desenvolveu ainda mais na bioinformática. Posteriormente, seu estágio foi renovado na Roche Canadá, onde se destacou, apesar de ser a única estagiária sem um título acadêmico avançado.

A participação na Liga Brasileira de Bioinformática, na qual Vitória e sua equipe se destacaram, surgiu como uma oportunidade para medir seu conhecimento na área. Embora inicialmente não acreditasse que chegariam tão longe, a jovem pesquisadora e sua equipe, composta por Naim Shaikhzadeh, de Campinas, e Isis Bugia, de Teresina, superaram todas as expectativas e garantiram seu lugar na final do XMeeting.

A final do XMeeting, que acontecerá entre os dias 13 e 16 de junho, consiste na apresentação de um trabalho no maior congresso de Bioinformática e Biologia Computacional da América Latina, em Curitiba. Para garantir a presença de todo o time na final, eles estão abrindo uma vakinha online para arrecadar fundos para cobrir os custos de passagem e hospedagem. Qualquer valor de doação será bem-vindo. Para doar basta clicar aqui ou fazer um PIX: 11985623105

A paixão e dedicação de Vitória Regina, aliadas à sua determinação em explorar novas oportunidades na área, a levaram a alcançar um feito notável em sua carreira acadêmica.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais