Buscar no site

Jovem que foi picado por cobra no Ecolago em Assis tem melhora no estado de saúde

Rainel Cardoso Amaral, de 26 anos, está internado no Hospital Regional de Assis

Redação AssisCity

  • 23/02/22
  • 11:00
  • Atualizado há 113 semanas

O jovem Rainel Cardoso Amaral, de 26 anos, que foi parar no hospital após ser picado por uma cobra no Ecolago em Assis, teve uma melhora em seu estado de saúde. Foi o que informou a tia do rapaz na manhã desta terça-feira, 23 de fevereiro.

O caso aconteceu no domingo, 20 de fevereiro, em um momento de lazer do jovem com a família. Rainel decidiu pegar o animal que apareceu no quiosque em que ele estava.

Ele foi picado pela cobra da espécie cascavel e logo em seguida levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento de Assis (UPA), onde chegou sem visão e recebeu os primeiros atendimentos.

Divulgação - A cobra estava dentro de um quiosque no Ecolago
A cobra estava dentro de um quiosque no Ecolago

Uma confusão na hora de identificar a cobra fez com que o rapaz recebesse o soro ineficaz para conter o veneno do animal.

Em contato com a coordenação da UPA, foi informado que em um primeiro momento foi aplicado o soro para jararaca e após a transferência de Rainel para o Hospital Regional o soro de cascavel foi aplicado no paciente.

O Portal AssisCity entrou em contato com o doutor em Ecologia e Professor Titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em ecologia de répteis e anfíbios, com ênfase em serpentes venenosas, Márcio Martins, que explicou sobre o que pode ter causado a confusão na hora de identificar a espécie da cobra que picou o jovem, inicialmente como Jararaca e depois Cascavel.

"A confusão pode ocorrer mas sem dúvida alguma era uma cascavel. É importante ressaltar que essa cobra em questão não tinha o chocalho, que é a principal característica para identificação da espécie, mas há outras formas de identificar, como a coloração da pele", explicou.

Além disso o especialista explicou que o soro antiofídico deve ser aplicado especificamente para cada espécie de serpente. "Tomar o soro de jararaca ao levar uma picada de cascavel é como se não tivesse tomado nada, não faz o efeito esperado e por isso após a identificação da espécie o soro correto deve ser aplicado", afirmou.

Divulgação - O rapaz está internado no Hospital Regional de Assis
O rapaz está internado no Hospital Regional de Assis

Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Assis, orientou a população para que em casos de contato com animais peçonhentos ou silvestres, que não toque e acione imediatamente algum funcionário do local.

O Ecolago de Assis fica localizado próximo à uma reserva florestal, sendo possível a aparição dessas espécies. Desde sua inauguração em 09 de dezembro de 2017, esse foi o primeiro caso de picada de cobra registrado.

Receba nossas notícias em primeira mão!