Buscar no site

MASP exibe obra de artista de Assis

O museu publicou em sua página no Instagram uma foto do trabalho de Ranchinho

Redação AssisCity

  • 29/05/20
  • 10:00
  • Atualizado há 203 semanas

O MASP - Museu de Arte de São Paulo -, desenvolve desde o início da quarentena por conta do Covid-19, o projeto 'MASP em Casa' através do qual publica em suas redes sociais, obras que ficam expostas no museu, e um pouco da história dos artistas que as produziram.

Entre os trabalhos expostos está o quadro "Estrada Rural", do pintor Sebastião Theodoro Paulino da Silva, conhecido como Ranchinho, pintor de arte primitiva, que mudou-se ainda criança para Assis, após a morte de seu pai.

Analfabeto, Ranchinho trabalhou como catador para sobreviver e morou em ranchos abandonados, o que lhe valeu o apelido. Autodidata, aprendeu técnicas de guache e acrílica sobre aglomerado de madeira, desenvolvendo a técnica da pintura a óleo sobre papel-cartão.

Pintou cenas do interior de São Paulo, cuja área rural vivia no período processos de migração e urbanização. Retratou especialmente cenas da Assis antiga, onde passou a maior parte de sua vida.

Em 1973, o artista expôs na 12ª Bienal de São Paulo.

Em 'Estrada rural', uma via diagonal atravessa a tela, colocando em perspectiva dois veículos em movimento e uma plantação de algodões, formando um contorno triangular. Um ônibus passa e uma boleia de caminhão com animais vai na direção oposta, o que remete às transformações e movimentações no campo.

Ranchinho distorceu as proporções em pinceladas curtas, soltas e justapostas; as cores são vibrantes. O pintor parece seduzir-se pela forma e a tonalidade dos algodões, pintados em amontoados de pequenos círculos, que valorizam sua textura por meio de brancos iluminados.

Visite a página: https://www.instagram.com/p/CAZA40Tp0Me/

reprodução - Obra 'Estrada Rural' do artista Ranchinho
Obra 'Estrada Rural' do artista Ranchinho

divulgação - A publicação já tem mais de quatro mil curtidas
A publicação já tem mais de quatro mil curtidas

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais