Buscar no site

Menino de 2 anos com Síndrome de Down é exemplo de superação em Assis

O menino nasceu prematuro e enfrentou uma batalha pela vida

Redação AssisCity

  • 23/03/23
  • 13:00
  • Atualizado há 56 semanas

O dia Mundial da Síndrome de Down é celebrado todos os anos, no dia 21 de março, mas as ações de coscientização são realizadas durante toda a semana. O objetivo da data é conscientizar a população sobre a importância da inclusão e igualdade de oportunidades para as pessoas com essa síndrome genética.

Henrique da Silva Gomes, um menino de 2 anos e 3 meses, é um exemplo de superação e amor sem limites. Ele nasceu prematuro em Assis, em novembro de 2020. Seus pais, Renato e Janaina, só descobriram que ele tinha a Síndrome de Down após o parto e a cardiopatia congênita.

"A chegada de uma criança com (T21) na nossa família gerou situações complexas, resultantes da falta de preparo e informação adequada para lidar com os sentimentos que foram surgindo nos primeiros dias", conta Renato Gomes.

divulgação - Henrique da Silva Gomes, 2 anos e 3 meses - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Henrique da Silva Gomes, 2 anos e 3 meses - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Após a confirmação do diagnóstico, os pais começaram o processo de desenvolvimento e estímulo para o pequeno Henrique. Ele passou por uma cirurgia cardíaca aos 5 meses de vida, que foi bem sucedida, mas precisou ser internado novamente após uma virose.

"Com as orações de todos, ele começou a se recuperar e o guerreiro venceu", diz a mãe, Janaina Gomes.

divulgação - Renato, Janaina, Henrique e Helena, irmã mais velha do menino - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal
Renato, Janaina, Henrique e Helena, irmã mais velha do menino - Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

"Henrique é um exemplo de amor e superação. Ele ensina a ter fé, esperança e a lutar por um mundo com mais respeito e empatia", pontuou a mãe.

Além disso a família ressalta que é importante lembrar que as pessoas com Síndrome de Down devem ter os mesmos direitos e oportunidades que qualquer outra pessoa. "Que o exemplo de Henrique inspire a todos a lutar por uma sociedade mais inclusiva e justa", finalizou Renato.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais