Modo correto de descartar luvas, máscaras e EPIs garante proteção a coletores em Assis
Materiais devem ser depositados em sacos plásticos duplos e colocados apenas junto com o lixo domiciliar, e nunca com o reciclável
A Prefeitura de Assis, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, alerta para os cuidados necessários no descarte de máscaras, luvas e outros materiais de EPIs, principalmente para garantir a saúde de coletores de lixo domiciliar.
De acordo com Fábio Nossack, secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, principalmente nesse momento de pandemia do COVID-19, em que a população faz uso frequente de máscaras e luvas, é imprescindível que o descarte desses materiais seja feito adequadamente, após seu uso. Eles devem ser depositados em sacos plásticos duplos e colocados apenas junto com o lixo domiciliar e nunca com o reciclável.
"Todo cuidado é necessário, pois somente as peças usadas pela comunidade são eliminadas assim, já que no caso dos profissionais de saúde, tanto máscaras quanto os outros itens estão na categoria de lixo hospitalar e já são descartados de forma distinta", orienta Fábio.
O secretário reforça ainda que o descarte correto desses materiais ajuda a prevenir e garantir a saúde dos coletores de lixo, evitando um possível contato com esses materiais e possível transmissão do Coronavírus.