Buscar no site

Motorista acusado de matar Catarina Mercadante é preso em Ituverava

Luís Paulo Machado de Almeida teve sua prisão decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo após negação de pedido liminar pela 1ª Vara Criminal de Assis.

Redação AssisCity

  • 04/05/23
  • 15:00
  • Atualizado há 49 semanas

O motorista Luís Paulo de Machado Almeida, de 20 anos, foi preso nesta quarta-feira, 3 de maio, em razão de mandado de prisão preventiva expedido nos autos do Processo. Luís Paulo é acusado de homicídio doloso pela morte da estudante Catarina Mercadante, 22 anos, em um acidente de carro ocorrido em janeiro deste ano em Echaporã, na rodovia Rachid Ryes, que liga Assis a Marília.

Ele se apresentou na delegacia de Ituverava em companhia de seus advogados. Não foi informado para qual unidade prisional ele foi encaminhado.

divulgação - Vídeo mostra caminhonete em ultrapassagem proibida antes de bater de frente e provocar morte de jovem em Echaporã — Foto: Reprodução
Vídeo mostra caminhonete em ultrapassagem proibida antes de bater de frente e provocar morte de jovem em Echaporã — Foto: Reprodução

A prisão foi decretada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), após a promotoria recorrer da decisão da 1ª Vara Criminal de Assis, que havia negado o pedido de prisão preventiva da Polícia Civil. Na ocasião, o juiz Adugar Quirino do Nascimento Silva havia decidido que medidas cautelares eram suficientes, como a suspensão do direito de dirigir, manter endereço atualizado e comparecer a todas as convocações da Justiça.

No entanto, a promotoria argumentou que Luís Paulo oferecia risco à sociedade e que a prisão preventiva seria necessária para garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal. O pedido foi acolhido pelo TJ-SP, que determinou a prisão do motorista.

Leia: 'Nós queremos Justiça' afirma pai de Catarina Mercadante após polícia pedir prisão de motorista

divulgação - Catarina Mercadante ficou presas às ferragens em acidente na SP-333 em Echaporã (SP) — Foto: Arquivo pessoal
Catarina Mercadante ficou presas às ferragens em acidente na SP-333 em Echaporã (SP) — Foto: Arquivo pessoal

A audiência de instrução, debates e julgamento do caso está marcada para o dia 17 de maio de 2023, às 14h. Nessa primeira etapa do processo, além do interrogatório do acusado, também haverá oitiva de testemunhas. Após essa fase, o juiz irá analisar se o réu será submetido a júri popular ou não.

O Caso

O trágico acidente que matou a estudante de medicina aconteceu no dia 29 de janeiro, na Rodovia Rachid Ryes (SP-333), que liga Assis a Marília.

Na ocasião, imagens divulgadas pelo Portal AssisCity mostraram o momento exato em que o motorista da S10, vem em alta velocidade e bate frontalmente com a jovem, que seguia rumo a Marília.

Leia: Mãe de Catarina Mercadante fala sobre acidente que matou sua filha

Na ocasião, Paulo Machado de Almeida alegou ter cochilado ao volante, perdendo o controle de direção, mas após a divulgação de imagens o advogado procurou o Portal AssisCity para dar uma nova versão.

Na nota enviada para a redação, o advogado do réu alegou ter sido uma 'fatalidade' e que seu cliente jamais teve a intenção de matar Catarina.

Em março, a 1ª Vara Criminal de Assis por meio do juiz Adugar Quirino do Nascimento Souza Júnior, aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) para tornar Luís Paulo Machado de Almeida, de 20 anos, réu no processo que investiga o acidente.

divulgação - Catarina era estudante de medicina na Unimar em Marília - Foto: Divulgação
Catarina era estudante de medicina na Unimar em Marília - Foto: Divulgação

Ainda no mesmo mês o juiz marcou uma audiência sobre o caso, para o dia 17 de maio, quando devem ser ouvidas testemunhas de instrução do processo do caso Catarina Mercadante.

A defesa do réu contestou a denúncia e alegou falha na acusação de homicídio com dolo eventual.

Os pais da jovem deram entrevista ao Portal AssisCity dias após o acidente, confira:

Receba nossas notícias em primeira mão!