Mulheres no Audiovisual promove empoderamento feminino por meio de oficinas gratuitas em Assis, Tarumã e Cândido Mota
Projeto ensina às participantes atividades práticas do audiovisual, como roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento com patrocínio da Novamérica, por meio do programa "Gente do Bem"
Assessoria de Comunicação
- 27/09/24
- 09:00
- Atualizado há 1 semana
Com a missão de valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina na sociedade, o projeto MAV - Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para mulheres a partir de 13 anos, moradoras das cidades vizinhas de Assis, Cândido Mota e Tarumã, no interior de SP. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem nos meses de outubro e novembro de 2024.
A iniciativa nasceu como uma resposta à necessidade de fomentar a inclusão e a atuação feminina no audiovisual e na Cultura, uma vez que as produções audiovisuais têm sido comandadas quase exclusivamente sob a perspectiva masculina ao longo dos séculos, com pouquíssimas referências à atuação de profissionais mulheres em sua construção.
Parte desta falta de representatividade por trás das câmeras se apresenta como resultado da desigualdade de gênero ainda existente no cenário cultural. Apesar de importantes políticas públicas e de esforços para tornar o consumo e o acesso à cultura menos desfavoráveis às mulheres brasileiras, o cenário ainda está distante do ideal.
Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.
Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.
O projeto 'Mulheres no Audiovisual' é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Assis, Cândido Mota e Tarumã conta com patrocínio da Novamérica e apoios da Fundação Futuro, ETEC - Escola Técnica Estadual Professor Luiz Pires Barbosa, CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura.
A Novamérica Agrícola, empresa que patrocina o projeto por meio do programa "Gente do Bem", segue reforçando seu compromisso social e cultural com a região tendo destinando recursos através de leis de incentivo fiscais para os municípios da região. A Novamérica se orgulha de participar de projetos que promovam o aprendizado coletivo e o desenvolvimento, principalmente de um projeto voltado para as mulheres da nossa região.
"Para a Novamérica, patrocinar o curso 'Mulheres no Audiovisual' por meio da Lei de Incentivo à Cultura é uma oportunidade de promover o empoderamento feminino e contribuir para a formação das participantes. Vemos esse curso como uma iniciativa que valoriza o olhar feminino e fomenta a diversidade de ideias, abordando, ao mesmo tempo, temas importantes como a terra e seus recursos. Essa ação reforça nosso compromisso com o fortalecimento do empoderamento feminino em nossa região." - Vanessa Modro - DHO
Atividades do projeto
As oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em quatro turmas em locais distintos. Em Assis, as aulas acontecem na Fundação Futuro, entre 7 e 18 de outubro, de segunda a sexta, das 14h às 17h. Em Cândido Mota, as oficinas ocorrem na ETEC Professor Luiz Pires Barbosa, entre 7 e 18 de outubro, de segunda a sexta, das 19h às 22h. Por fim, em Tarumã, há duas turmas no CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura: uma delas tem aulas entre 7 a 18 de outubro, de segunda a sexta, das 19h às 22h; e a outra, entre 21 de outubro a 1º de novembro, no mesmo horário.
As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.
E, como forma de encerramento do projeto, um evento gratuito e aberto ao público acontece em Tarumã, no Centro Cultural Celso Rodrigues dos Santos, no dia 13 de novembro, às 17h. Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes. Os encontros ainda contam com uma atração musical.
Serviço
Mulheres no Audiovisual no Rio de Janeiro
INSCRIÇÕES ABERTAS PELOS LINKS ABAIXO:
Oficinas de Produção de Vídeos
ASSIS
Fundação Futuro
Endereço: R. João Pessoa, 50B - Vila Central, Assis
Turma 1: 7 a 18 de outubro, de segunda a sexta, das 14h às 17h
Inscrições: https://forms.gle/vpk3QcwtsEwiXiAU6
CÂNDIDO MOTA
ETEC - Escola Técnica Estadual Professor Luiz Pires Barbosa
Endereço: R. Maura Aparecida Amaro Romão - Cândido Mota, SP
Turma 2: 7 a 18 de outubro, de segunda a sexta, das 19h às 22h
Inscrições: https://forms.gle/PNypXeewPrwYewfh6
TARUMÃ
CIEC - Centro Integrado de Educação e Cultura
Endereço: Av. Paranapanema, 1035 - Vila Dourados, Tarumã
Turma 3: 7 a 18 de outubro, de segunda a sexta, das 19h às 22h
Inscrições: https://forms.gle/kDynPReYu6rLpbGr7
Turma 4: 21 de outubro a 1º de novembro, de segunda a sexta, das 19h às 22h
Inscrições: encerradas
Eventos de encerramento
Quando: 13 de novembro, às 17h
Onde: Centro Cultural Celso Rodrigues dos Santos
Avenida Flamboyants, nº 789, Vila dos Lagos, Tarumã