Buscar no site

Municípios do CIVAP estudam criação de região turística que compõem 19 cidades

O Projeto está sendo elaborado pela Câmara Técnica de Cultura e Turismo do CIVAP, com o suporte da Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo

Redação AssisCity

  • 26/07/21
  • 08:00
  • Atualizado há 142 semanas

19 municípios do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP) estão se organizando para se transformarem em uma região turística chamada 'Vale do Sol', que visa o desenvolvimento social e turístico, e que posteriormente formarão as potenciais rotas turísticas, no qual se insere os municípios da região de Assis, cidade do interior de São Paulo que fica a 434 quilômetros da Capital.

A assessora técnica do CIVAP e coordenadora geral da Câmara Técnica de Cultura e Turismo do CIVAP, Noeli Pires Bueno, falou sobre a importância de poder pensar nesse projeto.

"A ideia de termos uma região turística considerando o município de Assis como polo é organizar e dar maior destaque ao potencial desta região específica, pois ela é formada por municípios com grande fluxo turístico em diversas áreas. Estamos discutindo com prefeitos e gestores municipais de cultura e turismo já há alguns anos este projeto, e agora estamos muito próximos de concretizar um sonho de mostrar as riquezas da nossa região, bem como contribuir para o desenvolvimento regional, que é uma das missões do Consórcio", ressaltou a assessora.

Divulgação - Mapeamento da rota 'Vale do Sol'
Mapeamento da rota 'Vale do Sol'

Segundo o Secretário Municipal de Cultura de Assis, Emerson Gonçalves, também membro da comissão executiva da Câmara Técnica do CIVAP, o objetivo é organizar um roteiro coletivo que crie uma identidade regional. "Vamos destacar as potencialidades existentes nestes municípios, considerando a relevância regional, que é um dos pilares para o desenvolvimento social e turístico, de forma centralizada, colaborativa e sustentável", explicou.

Além do destaque para os pontos turísticos dos municípios, o projeto também promoverá geração de emprego; arrecadação de impostos; ocupação hoteleira; capital de giro e plano de investimentos.

Segundo o secretário através dos indicadores de dados coletados no turismo local de cada município, será feito um mapeamento detalhado e organizado para a organização das rotas.

Divulgação - Reunião entre gestores para estudo da rota turística 'Vale do Sol'
Reunião entre gestores para estudo da rota turística 'Vale do Sol'

Confira as áreas:

- Áreas de fé/religiosidade: Igrejas, capelas, túmulos de milagres ou históricos, romarias, terços, eventos e procissões.

Divulgação - Tradicional Festa do Menino da Tábua em Maracaí
Tradicional Festa do Menino da Tábua em Maracaí

- Áreas de cultura: Centro cultural - cinema- teatro- lojas de artesanato, Museus, exposições fixas ou itinerantes, semana cultural, festivais, evento cultural, danças folclóricas, reisados- carros de boi, grupos culturais: dança, circo, capoeira, hip hop, etc.

Divulgação - Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi - MAPA, em Assis
Museu de Arte Primitiva José Nazareno Mimessi - MAPA, em Assis

- Áreas de Educação: Simpósio regional e ou estadual, mostras de projetos educacionais voltados para a comunidade, bibliotecas, Universidades, etc.

Divulgação - Mural 'A História do Livro' em Pedrinhas Paulista
Mural 'A História do Livro' em Pedrinhas Paulista

- Áreas Agricultura: Parreira de uva; Agricultura familiar, feiras fábricas e indústrias, etc.

Divulgação - Parreiras de uvas em Assis
Parreiras de uvas em Assis

- Aventuras: Parques, passeio de tirolesa, pedalinho no lago, pesca esportiva, corrida na floresta, trilhas verdes, ciclismo, unidades de conservação, turismo rural, trenzinhos.

Divulgação - Tirolesa, localizada no Parque da Juventude em Assis
Tirolesa, localizada no Parque da Juventude em Assis

- Área Social: Festa do milho, FICAR, festa do doce, festa da soja, rodas de samba, queima do alho, rodeios, folia de reis, festas juninas, quermesse.

Divulgação - Folia de Santo Reis em Assis
Folia de Santo Reis em Assis

- Área rural: Visitações em sítios, café caipira, produção artesanais de queijos, doces caseiros, visitação em parreira de uva, produção de amendoim, passeio em cachoeiras, passeio a cavalo, visitação nas propriedades rurais e passeios nos bairros rurais.

Divulgação - Café na roça em Assis
Café na roça em Assis

- Área de infraestrutura: Hotéis, pousadas, chalés - Infraestrutura, restaurantes, cafés, transporte público, posto de gasolina e aeroporto.

Divulgação - Terminal Rodoviário de Assis
Terminal Rodoviário de Assis

Os 19 municípios que compõe o estudo são: Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzalia, Echaporã, Florínea, Ibirarema, Lutécia, Maracaí, Oscar Bressane, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá, Rancharia, Taciba, Tarumã e Sandovalina.

A equipe da SETUR-SP, juntamente com representantes do CIVAP, estará estruturando as rotas e indicando diretrizes para o projeto de criação da região turística denominada Vale do Sol.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais