Buscar no site

No Dia do Trabalhador, uma homenagem ao PAT de Assis

A luta por condições de trabalho dignas tem se intensificado

Fernando Nascimento

  • 01/05/23
  • 12:00
  • Atualizado há 50 semanas

58/119

O 1º de maio, do Trabalhador, é celebrado no Brasil e em mais de 80 países. Foi instituído em 1889, na França, como forma de homenagear às pessoas que perderam a vida lutando por seus direitos, durante a greve operária que ocorreu em Chicago, Estados Unidos, em 1º de maio de 1886. Elas ficaram conhecidas como os "Mártires de Maio".

Desde então, a luta por condições de trabalho dignas tem se intensificado.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em seu artigo 23, declara que "Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à proteção contra o desemprego. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme com a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de proteção social. Toda a pessoa tem o direito de fundar com outras pessoas sindicatos e de se filiar em sindicatos para defesa dos seus interesses".

Uma luta contínua, visto que este artigo tem sido frequentemente desrespeitado.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego (oficial) no Brasil, apesar de ser a menor registrada nos últimos 8 anos, foi de 8,8% no primeiro trimestre de 2023. Números alarmantes.

Em Assis, uma história de amor de cerca de 30 anos tem sido escrita com a intenção de mudar, pelo menos em parte, este panorama. Falamos do PAT, Posto de Atendimento ao Trabalhador.

Desde 2017 funcionando no Espaço Cidadania, localizado na Av Armando Sales, o PAT tem buscado auxiliar pessoas a encontrarem emprego ou recolocação no mercado de trabalho. Também auxilia jovens a encontrar seu primeiro emprego e atende empresas de Assis, divulgando as vagas existentes.

Divulgação - Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação
Especial Assis 118 anos - Foto: Divulgação

Mais do que um local para divulgar vagas de empregos, o posto também oferece cursos, em parceria com o governo estadual, ministrados na modalidade. Tão importante quanto oferecer uma vaga de emprego é permitir que os trabalhadores estejam aptos a tal vaga.

Em Assis, o PAT operacionaliza o Bolsa Trabalho, outro programa estadual, que objetiva gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras. Oferece bolsas no valor de R$ 540 por mês aos cidadãos que realizarem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais. A carga horária será de 4 horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos. Além disso, os participantes realizarão um curso de qualificação profissional e receberão apoio à empregabilidade.

O posto também é um Polo de Empregabilidade para pessoas com deficiência, com atividades ministradas por profissionais vindos de Marília, especializados no atendimento a este público.

Não podemos deixar de falar do atendimento social feito pelo PAT, em casos de seguro-desemprego, emissão de CTPS digital, cadastro, emissão de número de PIS, entre outros serviços, que antigamente eram prestados pelo Ministério do Trabalho na cidade.

No ano de 2022, foram quase 600 admissões por meio do PAT, em seus mais de 50 atendimentos diários.

Segundo Marcella Mesquita Martins, diretora do PAT, interessados em vagas de emprego devem estar sempre atentos, visitar o posto semanalmente e acompanhar as ofertas, sempre divulgadas no site da Prefeitura de Assis, aqui no Assiscity e em outros órgãos de imprensa da cidade, e nas redes sociais, através do https://www.instagram.com/patassis_ . Todos também podem participar do grupo de Whatsapp, https://chat.whatsapp.com/GEFUF7wlIKgB8InVZ6bd5k .

Cabe, aqui, também, um agradecimento especial ao Marcos Samponi, que foi diretor do PAT por mais de 25 anos, trabalho que teve continuidade, sob a gestão da Marcella.

Nosso agradecimentos ao Posto de Atendimento ao Trabalhador de Assis, por cada história de amor que têm ajudado a escrever em nossa cidade.

E parabéns a todos os trabalhadores!

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais