Buscar no site

Outubro Rosa: Assis realizou mais de 2mil exames de mamografia em 2022

Mês é dedicado a conscientização do câncer de mama

Redação AssisCity

  • 19/10/22
  • 09:00
  • Atualizado há 78 semanas

O mês de outubro é tradicionalmente conhecido como o período dedicado a conscientização e alerta às mulheres sobre o câncer de mama.

Chamada de 'Outubro Rosa' a campanha anual promove milhares de ações em todos os departamentos da sociedade, mas principalmente na área da saúde.

Em Assis as ações realizadas pela Secretária Municipal de Saúde oferecem segurança e apoio às mulheres e segundo Karina Dalla Pola, especialista em Regulação do Sistema, o número de mamografias realizadas em 2022 teve uma oferta maior.

Foram 3.074 exames agendados e 2.497 realizados, sendo que a taxa de ausência foi de 18% neste ano.

"Um dos pontos importantes é que neste ano recebemos a carreta da mamografia, além do aumento da oferta por parte do Hospital Regional de Assis (HRA) que voltou a fazer o exame este ano", explicou.

Carreta da mamografia

A carreta da mamografia do programa "Mulheres de Peito" promovida pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, esteve em Assis durante 11 dias funcionando de segunda a sábado. Dos 500 exames ofertados, 497 foram preenchidos.

Esse número é bastante satisfatório e representa uma adesão de 99,4% de mulheres que pegaram a senha e compareceram no período agendado.

Como realizar o exame

Para mulheres entre 50 e 69 anos, que é considerada a faixa etária prioritária, basta comparecer a Unidade Básica de Saúde (UBS) que a enfermeira da unidade faz a solicitação.

Já as demais faixas etárias precisam passar por consulta médica. Além disso, é possível fazer o exame pelo Hospital Regional, por meio de cadastro no sistema CROSS, lá é aberto uma agenda e a DRS de Marília realiza os agendamentos.

Ações do mês de outubro

Uma das ações voltadas à saúde da mulher é a coleta do exame Citopatológico em horários especiais nas Unidades Básicas de Saúde. Confira o cronograma:

divulgação

Além disso, o Movimento Rosa realizará a caminhada no sábado, 22 de outubro.

A concentração será na Praça Arlindo Luz, às 8h, e o ponto de chegada no Teatro Municipal, onde serão entregues frutas e após isso, às 9h30 todos poderão participar da palestra com o Dr. Franklin Fernandes Pimentel.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais