Buscar no site

Padre abençoa união homoafetiva em Assis e quebra paradigmas

Padre Vicente Paula Gomes deu a bênção ao casal Luis Carlos do Santos e Claudinei Batista de Almeida

Redação AssisCity/ Fotos: Cedidas pelo casal

  • 10/12/19
  • 18:00
  • Atualizado há 224 semanas

O padre Vicente Paula Gomes é uma figura bastante querida e conhecida em Assis e região, especialmente entre os fiéis da igreja católica.

Nesta semana, um vídeo gravado durante a cerimônia mostra o padre durante a bênção de uma união homoafetiva na cidade. A gravação repercutiu entre diversos grupos, que manifestaram apoio e críticas à presença do pároco.

Padre Vicente não utilizou as vestes sacerdotais, bem como os objetos oficiais das celebrações de casamentos, mas disse palavras de amor, afeto e especialmente respeito ao casal Luis Carlos do Santos e Claudinei Batista de Almeida.

No vídeo, o padre também diz que era a primeira vez que daria a bênção em um casamento homoafetivo, mas afirmou que "a bênção não me diminui, nem a igreja, nem a vocês".

Cedida - Padre Vicente abençoou a união entre o casal Luis Carlos do Santos e Claudinei Batista de Almeida
Padre Vicente abençoou a união entre o casal Luis Carlos do Santos e Claudinei Batista de Almeida

Ao final da cerimônia, padre Vicente afirma que não pode dar esse sacramento, mas "eu derramo sobre vocês a bênção para que vocês tenham os deveres de companheiros até o fim de suas vidas e não se esqueçam que Deus abençoa o amor de vocês", diz.

Um dos momentos divertidos da cerimônia e que chamam a atenção no vídeo é que, após a troca das alianças e no momento em que tradicionalmente os noivos se beijam, padre Vicente se vira de costas e diz de forma descontraída "podem se beijar, mas sem abusar", seguido pelas comemorações e cumprimentos dos convidados.

A aceitação dos casais homossexuais pela Igreja Católica ainda é um ponto bastante delicado entre os fiéis e a instituição. O Papa Francisco já enviou mensagem pessoal a um casal de Curitiba que batizou três filhos adotivos, mas o pontífice ainda mantém uma abordagem conservadora em relação ao casamento, que não é reconhecido pelo catolicismo.

Celebração do amor

A reportagem do AssisCity conversou com o casal Luis e Claudinei. Os dois estão juntos há 9 anos e 8 meses, em uma união de muito amor e respeito. A cerimônia foi realizada em uma chácara na zona rural de Assis, após os dois também registrarem o casamento no Cartório.

"A presença do padre Vicente foi muito importante para nós, especialmente pela forma como ele lidou com os nossos amigos, familiares e convidados. Ele foi uma pessoa maravilhosa e ressaltou que estava ali para pregar o amor, como Jesus pregou e prega até hoje, independente de gênero ou qualquer forma de preconceito", afirma Luis.

Cedida - Cerimônia homoafetiva foi realizada em Assis no sábado, 7 de dezembro
Cerimônia homoafetiva foi realizada em Assis no sábado, 7 de dezembro

O casal achou que o padre não fosse aceitar o convite de fazer a bênção, mas ficou muito feliz com a presença confirmada.

"Ele disse que era a primeira vez que estava em uma união como a nossa e ele com certeza conseguiu fazer com que todos sentissem o amor transbordar. Achamos muito divertido o jeito como ele falou para nos beijarmos e, mesmo não sendo o sacramento do matrimônio, foi uma celebração maravilhosa", salienta.

De acordo com Claudinei, o preconceito não irá superar o amor.

"Estamos vivendo tempos turbulentos, percebemos muitas vezes um ódio generalizado de pessoas que querem impor sua maneira de ser ou o seu pensamento. Nós estávamos entre amigos, pessoas queridas e foi legal, bacana, nos divertimos muito! Que essa seja uma maneira de quebrar preconceitos e que assim novas portas possam se abrir, para que as pessoas passem a enxergar de uma maneira diferente que a união entre casais homoafetivos não é um pecado, mas amor", finaliza.

A reportagem também tentou contato com o padre Vicente e com a Diocese de Assis, mas até a publicação não obteve retorno.

Cedida - Segundo o casal, o mais importante foi celebrar e pregar o amor
Segundo o casal, o mais importante foi celebrar e pregar o amor

Assista ao vídeo da bênção do padre Vicente ao casal:

Receba nossas notícias em primeira mão!