Buscar no site

Paróquia Nossa Senhora de Fátima: 34 anos (e mais alguns) marcando a história da Vila Prudenciana

No início da década de 1980, assumiu o primeiro pároco, padre Valdemar Pereira, seguido pelos padres Roberto e D' ngelo.

Fernando Nascimento

  • 07/05/23
  • 09:00
  • Atualizado há 50 semanas

64/118

No capítulo de hoje, contaremos um pouco da vida do maior bairro da cidade de Assis, que tem sua história em torno de sua Igreja Matriz: a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, a Igreja da Prudenciana.

Dona Prudenciana Vilela dos Reis e seu esposo, Cirilo José da Silva aqui chegaram nos anos 30, donos de um sítio que ia das Três Porteiras até a Água do Freire. Foi ela quem fez a doação de parte de sua propriedade, para a construção de uma capela, entre o fim da década de 1940 e início da década de 1950. Logo, as primeiras três casas foram edificadas nas imediações, começando a formação do bairro. Em homenagem à pioneira, a vila passou a levar seu nome.

Divulgação

Os primeiros passos da comunidade começaram a ser dados após tal doação. Com um intenso trabalho de evangelização das irmãs do PIME, a primeira capela foi construída em madeira, com a ajuda dos moradores, que já se acumulavam no novo bairro. Segundo informações, uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, comprada na capital, foi doada para a capela, logo após sua construção.

Divulgação - Na foto circulada Dona Prudenciana Vilela dos Reis - Foto: Divulgação
Na foto circulada Dona Prudenciana Vilela dos Reis - Foto: Divulgação

A igrejinha possuía um poço d'água, e uma Casa Paroquial, cuidada pelas irmãs. De tempos em tempos, vinha um padre para realizar os sacramentos. Alguns anos depois o templo de madeira deu lugar a uma construção de alvenaria, para acomodar os muitos fiéis que se achegaram.

O bairro crescia exponencialmente, junto com a igreja. Muitos novos habitantes, principalmente trabalhadores rurais. Muitos comércios, oficinas, fábrica de doces, serraria, postos de gasolina, Frigorífico Cabral. A Avenida Maracaí, assim chamada por ser considerada uma ligação com a vizinha cidade, local inclusive de corridas de cavalos. No bairro, também foi realizada a FINAR, primeira feira agropecuária realizada na cidade e embrião da FICAR, nos anos 60.

Divulgação - Igreja de madeira na Vila Prudenciana - Foto: Arquivo Luiz Barros
Igreja de madeira na Vila Prudenciana - Foto: Arquivo Luiz Barros

No início da década de 1980, assumiu o primeiro pároco, padre Valdemar Pereira, seguido pelos padres Roberto e D' ngelo.

Em abril de 1999, a capela foi elevada a paróquia. Nos anos 2000, a vinda do padre David revolucionou a paróquia, o bairro e a cidade. Ele foi um dos idealizadores dos fóruns sociais "Renovar para Transformar" e "Prudenciana 2000", com debates e palestras que buscavam dar dignidade para a população, propondo transformações para o bairro. Padre David também foi responsável pela ampliação da igreja.

Sucederam os padres Vicente, Eduardo e, atualmente, o Padre Jonathas Nakir.

Hoje a igreja possui Pastorais Coordenadoria Geral, Vocacional, CF, CAEP, Catequese/Crisma, Acampamento Mirim, Liturgia, Ministros de Eucaristia, PASCOM, CPP, FAC 2023, CAEP Setor 3, Social, Secretaria, Lâmpadas Vivas, Homens (Setor 4), Batismo, Coordenadoria Setores 3, 4, 5 e 7, Mirim 2023, Dízimo (setor 7), Coroinhas, RCC, Jovens Catequese e Coroinhas, conforme nos informou a Nice, também conhecida como Cleonice, do CPP.

Nas palavras do Padre Nakir, uma verdadeira Comunidade Viva.

Divulgação - Primeira igreja de Alvenaria - Foto: Divulgação
Primeira igreja de Alvenaria - Foto: Divulgação

Neste mês de maio, está sendo realizada a Trezena, em honra à Padroeira da Igreja.

O Complexo Prudenciana, formado pela vila homônima e pelos bairros adjacentes, é praticamente uma cidade dentro de Assis, abrigando cerca de 40% do total da população assisense. É uma peça importantíssima no desenvolvimento de nossa cidade. Além de um um número de habitantes maior do que as cidades da região, possui um comércio ativo, agência bancária, unidades de saúde, sua Avenida principal, nomeada em homenagem a um vereador do bairro, o Velório Municipal, cujo nome homenageou o Padre Antônio Carlos Nunes, ordenado na paróquia. Logo, o bairro sediará a primeira subprefeitura de Assis.

Divulgação - Atual Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Foto: Divulgação
Atual Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Foto: Divulgação

Inúmeras histórias de amor foram escritas no bairro e na igreja.

Temos certeza que você tem alguma dessas para contar.

Receba nossas notícias em primeira mão!