Buscar no site

Polícia Civil deflagra operação 'Lagarta Elasmo' e oito mandados são cumpridos em Assis

Assessoria Polícia Civil

  • 26/09/22
  • 14:00
  • Atualizado há 78 semanas

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira-DEFRON e Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato/DELEAGRO, deflagram operação 'Lagarta Elasmo'.

No decorrer das investigações que seguiam com o objetivo de desarticular a rede criminosa que vem causando prejuízo aos produtores rurais do Mato Grosso do Sul, foi montada força tarefa, composta pela Polícia Civil do Mato Grosso do Sul e de São Paulo (DEFRON, DELEAGRO, SIG/DOURADOS, SIG/IVINHEMA, SEGUNDO DISTRITO POLICIAL de DOURADOS, GARRAS e GOE/DIG ASSIS-SP).

divulgação - Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Ao todo foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão - Foto: Divulgação/Polícia Civil

As investigações da força tarefa DEFRON/DELEAGRO identificaram um movimentado "Mercado negro" de produtos adquiridos por meios criminosos e reinseridos no mercado formal pela rede, e nesta manhã deflagrou-se a Operação visando à localização de eletrônicos, documentos, e para a tentativa de recuperação de itens furtados que estivessem na posse dos indivíduos identificados como os mais ativos negociadores deste mercado.

Foram cumpridos pela Polícia Civil, nesta segunda-feira, 26 de setembro, 12 mandados de busca e apreensão sendo dois na cidade de Dourados, um em Maracaju, um em Ipezal, Distrito de Ivinhema, e oito na cidade de Assis, onde foram localizadas várias antenas e monitores de GPS, documentos, telefones celulares, notebooks e uma arma de fogo em posse de A. M. N., que foi autuado em flagrante delito.

divulgação - Produtos apreendidos pela polícia - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Produtos apreendidos pela polícia - Foto: Divulgação/Polícia Civil

As buscas realizadas têm como objetivo a reunião de provas das atividades da rede criminosa, bem como posterior identificação dos destinatários finais dos produtos subtraídos.

Até agora, já foram identificados outros alvos, cumpridos mandados de busca e prisão no Estado do Mato Grosso do Sul (Maracajú) e em São Paulo (Orlandia), sendo que um indivíduo já foi preso preventivamente, também já foram recuperadas antenas GPS pela DEFRON em fevereiro de 2022.

divulgação - Em Assis foram cumpridos 8 mandados - Foto: Divulgação/Polícia Civil
Em Assis foram cumpridos 8 mandados - Foto: Divulgação/Polícia Civil

O nome da Operação, LAGARTA ELASMO, diz respeito à praga agrícola que pode causar consideráveis perdas de produtividade nas safras.

As investigações da Polícia Civil (MS/SP) continuam visando identificar e desarticular a rede criminosa, combatendo e levando à Justiça estes delinquentes que tem causado transtornos milionários aos Produtores Rurais do Mato Grosso do Sul.

Receba nossas notícias em primeira mão!