Buscar no site

Pop Rua recebe importante prêmio do SUS a nível estadual por trabalho com população em situação de rua

O Pop Rua foi criado em outubro de 2020, inicialmente para vacinar a população em situação de rua contra a COVID-19

Redação AssisCity/Informações: Assessoria PMA

  • 21/03/23
  • 13:00
  • Atualizado há 53 semanas

O projeto Pop Rua, da Secretaria da Saúde de Assis, recebeu um importante prêmio do SUS a nível estadual. O trabalho, que busca atender as necessidades de saúde da população em situação de rua, ficou entre os 30 ganhadores no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Foram inscritos 1.465 trabalhos de 645 municípios paulistas, e o Pop Rua agora tem o direito de concorrer à premiação nacional. Com o nome "ENTRE RUAS, PRAÇAS E VIELAS, TECENDO AFETOS E ATANDO OS NÓS DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA", o trabalho apresentou objetivos, missões e valores para a banca julgadora.

O Pop Rua foi criado em outubro de 2020, inicialmente para vacinar a população em situação de rua contra a COVID-19. Com o tempo, os profissionais envolvidos perceberam a necessidade de estabelecer vínculos e identificar outras necessidades de saúde desses munícipes, articulando o cuidado nos serviços do SUS e garantindo o acesso à saúde que está na Constituição.

divulgação - Secretária da Saúde Cristiani Silvério esteve presente para receber o prêmio
Secretária da Saúde Cristiani Silvério esteve presente para receber o prêmio

Além disso, o projeto busca combater o preconceito social contra a população em situação de rua e favorecer uma atitude mais solidária da comunidade. As equipes multidisciplinares são compostas por profissionais de diversas áreas, como Atenção Básica, Saúde Mental, educação física, enfermagem e psicologia.

As equipes são montadas multidisciplinarmente com trabalhadores da Atenção Básica e da Saúde Mental, composta por auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, profissionais de educação física, enfermeira, psicóloga, entre outros.

Receba nossas notícias em primeira mão!