Buscar no site

Poupatempo de Assis: porque ganhar tempo faz bem para todos

Desde sua criação, foram mais de 633 milhões de atendimentos em todo o estado, com 98% de aprovação entre os usuários, conforme dados de pesquisa realizada em 2022.

Fernando Nascimento

  • 16/05/23
  • 15:00
  • Atualizado há 49 semanas

73/118

O capítulo do Especial Assis 118 anos de hoje é sobre serviços.

Nossa história de hoje começou a ser escrita há pouco mais de 10 anos. Nós noticiamos aqui sobre a possibilidade de Assis receber uma unidade do Poupatempo. Um desejo coletivo que, hoje, atende a uma população estimada em quase 150 mil pessoas, da cidade e da região.

Mas, afinal, como surgiu o Poupatempo? Voltemos vinte e seis anos atrás, em outubro de 1997. O então governador Mário Covas instalou na praça da Sé, em São Paulo, a primeira unidade do Poupatempo, que veio para revolucionar a prestação de serviços públicos documentais no estado e no Brasil.

Em vez de verdadeiras maratonas para conseguir uma simples emissão de carteira de identidade, por exemplo, reunir vários tipos de serviços em um só lugar, diminuiu a burocracia e "poupou tempo" de todos, proporcionando eficiência e efetiva resolução das demandas.

Desde sua criação, foram mais de 633 milhões de atendimentos em todo o estado, com 98% de aprovação entre os usuários, conforme dados de pesquisa realizada em 2022. São 226 unidades em todo o estado.

Por aqui, na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal do ano de 2013, o vereador Paulo Mattioli Junior (PSC), apresentou o requerimento 144/2013 diretamente à Secretaria Estadual de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo, solicitando informações sobre a possibilidade de ser instalado no município de Assis uma unidade do Poupatempo.

Com o apoio de todos os vereadores, e da Prefeitura, as tratativas foram iniciadas e, com a cidade cumprindo os requisitos para a instalação do órgão, o pleito foi aprovado. Pouco mais de um ano depois, a unidade do Poupatempo de Assis foi inaugurada, na Rua J V da Cunha e Silva, em 25/09/2014, em um prédio com uma área total de 734 m².

A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, do Secretário Estadual de Gestão Pública e da diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP),

O Poupatempo de Assis presta, de segunda à sábado, quase 130 serviços variados à população, entre emissão de documentos de identidade e serviços do Detran. Recentemente, o posto passou a atender também serviços da Sabesp. A lista pode ser consultada no site do Poupatempo: #PoupatempoTaOn - Portal Poupatempo.

A unidade conta com totens, que oferecem a possibilidade de autoatendimento, incluindo o pagamento de taxas, via cartão de débito. Documentos, como segunda via do RG ou da CNH, podem ser solicitados pelos equipamentos e serão recebidos em casa, pelos Correios. Os serviços também podem ser feitos através do aplicativo, disponível para download nas principais lojas digitais.

Você que acompanha os textos de nosso especial, já deve ter percebido que associamos o progresso e desenvolvimento de Assis a uma história de amor. Quanto mais órgãos públicos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, mais amor está envolvido.

O Poupatempo de Assis foi uma grande conquista. Nosso desejo é que outras conquistas venham, para que a cidade cresça, e todos ganhemos com isso.

Receba nossas notícias em primeira mão!