Buscar no site

Poupatempo promove mutirão para renovação da CNH; veja como agendar serviço

Ação será neste sábado (18), durante o horário de funcionamento de cada unidade; veja o cronograma no centro-oeste paulista. Serão atendidos os motoristas que tiveram os documentos vencidos entre março e abril de 2021.

Portal G1

  • 17/06/22
  • 09:00
  • Atualizado há 92 semanas

O Poupatempo está com o agendamento aberto para o mutirão de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As unidades do centro-oeste paulista também participam da ação.

A ação será realizada neste sábado (18), durante o horário de funcionamento de cada unidade, com mais de 7,8 mil vagas disponíveis. Serão atendidos os motoristas que tiveram os documentos vencidos nos meses de março e abril de 2021 e precisam renovar o documento até o fim deste mês.

Poupatempo promove mutirão para renovação da CNH; veja como agendar serviço - Foto: TupãCity
Poupatempo promove mutirão para renovação da CNH; veja como agendar serviço - Foto: TupãCity

De acordo com estimativas do Detran-SP, 143 mil motoristas estão com as habilitações vencidas neste período. Para ser atendido é obrigatório realizar agendamento prévio pelo portal, aplicativo do Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.

A renovação simplificada também está disponível, podendo ser feita, preferencialmente, pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran-SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente em uma unidade.

Aos que preferirem realizar a renovação pelos canais digitais, basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro.

Vale lembrar também que os motoristas com CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico.

O exame é válido por dois anos e meio para quem tem até 70 anos e tem a mesma validade da CNH para quem tem mais de 70 anos. Outra opção é o motorista solicitar o rebaixamento de categoria, o que também pode ser feito pelos canais digitais, inclusive durante o processo de renovação simplificada.

Renovação da CNH

Para renovar a CNH, basta acessar o portal ou aplicativo Poupatempo Digital, clicar em Serviços, depois em CNH e, por fim, em Renovação de CNH. Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo sistema.

Quem exerce atividade remunerada ou optar pela inclusão do EAR na CNH, precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.

Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por e-mail pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

Novos prazos da CNH

O Detran-SP estendeu o prazo de renovação para carteiras com vencimento em 2020. Veja as datas para os grupos que ainda precisam realizar a renovação:

mar/21 e abr/21 - renovação até junho de 2022;

mai/21 e jun/21 - renovação até julho de 2022;

jul/21 e ago/21 - renovação até agosto de 2022;

set/21 e out/21 - renovação até setembro de 2022;

nov/21 e dez/21 - renovação até outubro de 2022.

Unidade de Tupã

Endereço: Rua Tabajaras, 400 -Centro

Horário de atendimento: Aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 9h às 13h.

Receba nossas notícias em primeira mão!