Buscar no site

Prefeito afasta responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito de Assis após denúncias

Departamento está sendo investigado pelo Ministério Público e foi instaurado inquérito policial

Redação AssisCity/ Foto: AssisCity

  • 26/06/18
  • 09:00
  • Atualizado há 300 semanas

Após as denúncias e o início das investigações pelo Ministério Público e pela Polícia Civil de Assis, o prefeito José Fernandes e o Secretário de Obras, Clovis Marcelino, responsável pelo órgão, se reuniram com o responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito na manhã desta terça-feira, 26. Ele é um dos possíveis envolvidos com supostas irregularidades na aplicação de multas e recursos por parte do DMTA.

O prefeito José Fernandes informou que o diretor será afastado do cargo até que as investigações sejam concluídas. "O afastamento se dará até que sejam concluídas as investigações. Nosso governo preza pela lisura e transparência, e confiamos nos trabalhos da Polícia Civil e do Ministério Público, que já estão com os documentos em mãos para a análise. Se houver ou não culpados, que eles sejam responsabilizados por suas atitudes, sendo punidos ou não", afirma.

Para colaborar ainda mais com a investigação, na nesta sexta-feira, 22, foi instaurada uma sindicância para apurar possíveis irregularidades apontadas em um vídeo gravado por uma ex-comissionada da Prefeitura de Assis, que circula nas redes sociais.

A sindicância foi provocada por memorando expedido pelo secretário Municipal de Planejamento, Obras e Serviços Clóvis Marcelino. O vídeo gravado envolve nomes de servidores do Departamento de Trânsito. A sindicância é composta por três servidores de carreira.

"Nós instauramos essa sindicância com três servidores de carreira para apurar as denúncias feitas, visto que nossa administração preza pelo bom senso e transparência. Mediante esse fato não poderíamos ficar omissos", diz o prefeito José Fernandes.

Investigação

No final da tarde desta segunda-feira, 25, policiais civis deram cumprimento a seis mandados de apreensão com o objetivo de investigar tais denúncias. Os policiais realizaram apreensões na sede do Departamento, bem como na residência de dois servidores municipais e um despachante.

Durante uma coletiva de imprensa, o delegado Marcel Ito Okuma, responsável pelo caso, explicou a motivação da operação. "A Polícia Civil, juntamente com o Ministério Público, desencadeou uma operação diante das constantes reclamações e denúncias, que ocorreram especialmente entre os anos de 2016 e 2017, em relação ao possível número excessivo de multas aplicadas em Assis pelo Departamento de Trânsito Municipal. As reclamações são diversas, desde multas que as pessoas alegam que não levaram até veículos que não estariam sendo utilizados e também foram multados. Isso desencadeou junto ao Ministério Público e a Polícia Civil a instauração de alguns procedimentos investigatórios, que culminaram nesta segunda-feira, 25, com o cumprimento de mandados de buscas no Departamento Municipal de Trânsito de Assis e na casa de alguns suspeitos. Foram apreendidas as multas e os recursos de 2016 e 2017, que agora passarão por uma análise para a constatação ou não da veracidade dessas preliminares informações de eventuais fraudes", afirma.

Delegado Marcel Ito Okuma

Documentos apreendidos durante o cumprimento dos mandados

Ao todo seis mandados foram cumpridos

Um despachante de Assis também teve busca e apreensão

R$5mil em dinheiro foram apreendidos

Receba nossas notícias em primeira mão!